TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Evolução Biológica

Por:   •  30/5/2017  •  Dissertação  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

Apesar de termos como referência a teoria evolucionista de Charles Darwin, que afirma que os seres vivos que possuem melhores fenótipos e/ou capacidade de adaptação a intempéries do seu habitat, possuem características que são favoráveis a configuração de paradigmas que se fortalecem entre os seus entes vivos. E, por sua vez, os seres que não possuírem características favoráveis, vão rareando até por completo desaparecerem. Surge então o nome de Seleção Natural, a qual é feita uma seleção dos seres que possuem um diferencial que propicia a adaptação em ambientes tortuosos a essa espécie. Foi esboçada entre 1832 e 1844, como uma das teorias mais viáveis para justificar a característica que certos seres possuem de sobreviver ao longo do tempo, se adaptando e melhorando suas habilidades e qualidades desde os primórdios da vida na Terra. Porém, outras teorias foram idealizadas para explicar o fenômeno de formação da primeiras espécies, as quais serão aqui abordadas com detalhes.

Teoria da Geração Espontânea ou Teoria da Abiogênese.

Baseia-se na crença de que um princípio ativo ou vital teria a capacidade de transformar matéria bruta em seres vivos, ou seja, a vida teria se originado espontaneamente de uma matéria ainda em seu estado natural, sem modificações externas. Porém, essa teoria foi muito contestada e caiu em desuso pois foi comprovado que um ser vivo só pode se originar de um outro ser vivo pré-existente (matéria viva).

Panspermia

Teoria proposta pelo físico sueco Arrhenius, no final do século XIX. Aborda a ideia de que a Terra sofreu uma inseminação de organismos (como aminoácidos, formaldeído, álcool etílico) provenientes de outros locais do universo através de meteoritos que até hoje caem sobre a superfície do nosso planeta. Foi comprovado que esses meteoritos carregam consigo grande quantidade de moléculas orgânicas, o que teria contribuído para o começo da vida. Em outras palavras, segundo essa teoria, a vida começou a partir de microorganimos de matéria orgânica introduzidos na Terra através de meteoritos advindos de outros planetas. Mas, a tese foi contradita pelo fato de não ser admitida a sobrevivência de microrganismos a temperaturas tão diferentes da qual são procedentes. Porém deu espaço a duas novas subteorias que ainda são aceitas por alguns cientistas:

 Nova Panspermia

 Panspermia Dirigida

A primeira, estabelecida pelos cientistas Fred Hoyle e Chandra Wickramasinghe, defendia que a vida não foi só disseminada no Planeta Terra como dito na Panspermia anterior, mas por todo o universo, e que esses organismos já eram dotados de comandos que seriam responsáveis pelo seu desenvolvimento. Nessa teoria, os vírus são mencionados como organismos vindos do espaço, originários de outros planetas. Em estudos de poeira interestelar, cientistas encontraram polímeros orgânicos que muito têm em comum com a celulose, mais um indício de que a vida poderia sim, ter origem cósmica.

Na Panspermia dirigida, proposta pelos cientistas Francas Circo e Lesei Orle, afirma que seres providos de inteligência relativamente superior a nossa colonizaram a Terra e diversos outros planetas e deixaram em cada colônia substâncias raras e essenciais para o desenvolvimento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (570.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com