TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação Gravimetria Volumetria

Por:   •  2/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

O hidróxido de sódio ou soda cáustica, como é conhecida comercialmente, tem fórmula NaOH e massa molar de 39.997 g/mol. É um sólido branco, cristalino, com ponto de fusão igual a 318°C e que tem a propriedade de absorver água do ar (higroscópico), tornando-se um líquido incolor quando exposto ao ambiente por um tempo.

O hidróxido de sódio não existe na natureza, ele é produzido industrialmente por meio de reações de eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio (NaCl – salmoura), conforme pode ser visto abaixo:

2 NaCl + 2 H2O →2 NaOH + H2↑ + Cl2↑

O objetivo é demonstrar no decorrer dos experimentos a importância da padronização das soluções e suas aplicações na quantificação de substâncias por meio de reações químicas.

1. Titulação

A Titulação é uma das técnicas mais comuns para determinar a concentração de um soluto. As titulações geralmente são ácido-base, onde um ácido e uma base reagem, ou também podem ser titulações redox, na qual ocorre reação entre um agente redutor e um oxidante. São muito usadas no controle da pureza da água, na determinação da composição do sangue e no controle de qualidade de indústrias alimentícias. Em uma Titulação, o volume de uma das soluções é conhecido e mede-se o volume da outra solução, que é necessário para que a reação se complete. A solução a ser medida, chama-se analito. Um volume conhecido desse analito é transferido para um frasco, geralmente para uma bureta, até que todo o analito tenha reagido. Essa solução final é chamada de titulante. Numa titulação ácido-base típica, o analito é básico e o titulante é ácido, ou vice-versa. Um indicador ajuda a identificar o ponto estequiométrico, ou seja, a situação em que o volume do titulante adicionado é exatamente igual ao requerido pela reação estequiométrica entre titulante e analito. Na titulação de ftalato ácido de potássio, foram adicionadas duas gotas de fenolftaleína e a solução é inicialmente incolor, após o ponto estequiométrico, a solução é básica e apresenta coloração rosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (569.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com