TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre petróleo

Por:   •  6/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO PAULA SOUZA 

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PARQUE DA JUVENTUDE 

TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO – 3º ANO

ERICK VINICIUS MARROQUE BEZERRA

LEONARDO DE OLIVEIRA BERGAMO

 

PETRÓLEO

 

  

 

 

 

  

 

 

 

São Paulo 

Março de 2016

CENTRO PAULA SOUZA 

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PARQUE DA JUVENTUDE 

TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO – 3º ANO

ERICK VINICIUS MARROQUE BEZERRA

LEONARDO DE OLIVEIRA BERGAMO

 

PETRÓLEO

 

  Trabalho escrito sobre o Petróleo como exigência para obtenção de nota parcial constituinte do 1º bimestre de 2016 na disciplina de Química – Profª Isabel – ETEC Parque da Juventude.

 

 

 

São Paulo 

Março de 2016

  1. Petróleo

  1. Origem

O petróleo originasse de restos orgânicos de animais e vegetais, por conta de diversos acontecimentos que ocorrem no passado em nosso planeta, esses restos foram se acumulando e sendo soterrados, com passar do tempo estes foram se modificando através de processos químicos até chegar ao que conhecemos hoje. É uma substância inflamável com um estado oleoso, possuindo uma densidade menor que a da água, sua composição química é constituída pela combinação de carbono com hidrogênio, ou seja, é um hidrocarboneto.

  1. Processos petrolíferos

Para obtenção de petróleo são necessários diversos processos, sendo estes: exploração, perfuração, produção, refino e transporte.

  1. Exploração

Neste processo ocorre um serie de estudos para verificar se uma determinada área e propícia a ter petróleo, esses estudos são feitos através de um conhecimento geológico, com isso e possível analisarem uma região da forma mais detalhada possível para saber onde há uma acumulação de petróleo, como se tivesse tirando uma espécie de radiografia do solo.  

  1. Perfuração

Após a localização de onde há um acumulo de petróleo no subterrâneo, é feita a perfuração do solo por meio de uma sonda (ou Torre de Perfuração), depois da comprovação da existência de petróleo, são feitos diversos outros poços para verificar se a extensão da jazida e se é viável o estabelecimento de um campo de petróleo.

  1. Produção

Após a retirada do petróleo ocorre uma separação do gás natural, que muitas vezes se encontra dissolvido ao petróleo, após ter feito a separação este vai para um local de armazenamento onde espera por produções futuras.

  1. Refino

O refino do petróleo ocorre quando é decidido em qual meio derivado o petróleo bruto será transformado, este processo é feito através de diversos equipamentos especializados de acordo com o tipo de refino.

  1. Transporte

O transporte é a fase final onde o petróleo já refinado é destinado ao lugar desejado, geralmente o transporte ocorre através de oleodutos, gasodutos, navios petroleiros e terminais marítimos.

  1. Tipos de petróleo

Existem diversos tipos de petróleo, estes são classificados em:

  • Petróleo Brent: é produzido na região do Mar do Norte, sendo proveniente do sistema de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É a forma bruta (crú) do petróleo, ou seja, não passou por um refino.
  • Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
  • Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
  • Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos parafínicos.
  • Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.
  1. Derivados do petróleo

Como derivados temos diversos como: parafina, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel, gás natural, GLP e gasolina entre outros.

  1. Gás liquefeito de petróleo (GLP)

O GLP, ou como é conhecido popularmente, o “gás de cozinha”, provem das menores frações e mais leves do petróleo, sua composição é pela união de dois gases, propano e butano, sendo um hidrocarboneto. Trata-se de um combustível gasoso, muito presente em nosso dia a dia, sendo inflamável e inodoro. Como medida de segurança à população, foi exigida a colocação de uma substância do grupo Mercaptan no GLP, essa substância não possui nenhum teor tóxico, porém possui um odor desconfortável, o que serve como aviso, caso o gás esteja vazando.

  1. Gás natural

O gás natural é um hidrocarboneto proveniente da mistura de diversos gases sendo que cerca de 70% é gás metano, entre esses diversos gases encontramos: o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre. Trata-se de um combustível gasoso, inodoro e inflamável utilizado geralmente como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos, com o destaque para veículos que utilizam o GNV (Gás Natural Veicular) que possui menos poluentes atmosféricos.

  1. Gasolina

Um dos mais famosos derivados, senão o mais famoso, temos a gasolina que é um hidrocarboneto, em menores quantidades, oxigenados e outros compostos que fazem parte da destilação. Trata-se de um combustível liquido, odoroso e inflamável utilizado em nosso dia a dia como combustível para automóveis, é considerado um grande poluente atmosférico, pois em sua combustão libera mais moléculas de CO2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com