TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de água da Rede Publica

Por:   •  6/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Na cidade de Jaguaruana o órgão responsável pelo tratamento e transporte da água é a Cagece, onde é feito três tipos de tratamento para obtenção de água de boa qualidade: Decantação, filtração e cloração (bacteriológico). A coleta de água é feita no seu estado bruto, onde é transportado do Rio Jaguaribe para estação de tratamento da cidade.

        Ao chegar à estação de tratamento é feito o primeiro tratamento a decantação processo que consiste na separação dos sólidos mais de 90%. Para auxiliar e promover maior eficácia do processo de decantação são usado dois produtos químicos Poli Cloreto de Alumínio (PAC) e Polimero Catione (pedra de polímero).

O Poli Cloreto de Alumínio agir na decantação como uma cola, onde as surgidas vão se aderindo e formando bolos, onde iram desce para o fundo por conta do peso formado e água na superfície ficando limpa. E o Polimero Catione é um catalizador agindo como intensificador da ação do Poli Cloreto de Alumínio. Esses produtos químicos ficam retidos na decantação e na filtração.

 Já no segundo processo é feito a filtração que possuir sete camadas constituída de areia e cascalho. Quando a água vai passando por cada camada ocorrer que as sujidades vão se prendendo, quando chega na ultima camada que consiste em areia fina a água já estar limpa, livre de sujidades.

Terceira etapa é feita o processo Bacteriológica (cloramento) onde é feita adição de cloro na água para fins de combater vírus e bactérias. A quantidade de cloro utilizada não é nociva ao homem, para que force seria necessário 53 mL de cloro para 1000 mL de água, no tratamento da Cagece é utilizado 5 mL de cloro para 1000 mL de água.

Feito os três tratamentos á água vai para um reservatório em tanques reunião esperando que ocorra a distribuição para cidade. Com auxilio de uma bomba é feito um transporte dos tanques reunião para outro tanque na parte mais alta da cidade com 21 metros de altura, onde através da gravidade é feita a distribuição para toda a cidade, através das tubulações.

A Cagece se responsabiliza com a água até o ponto do registro, de como o cliente ira armazena e utilizar e se acontecer alguma reação, não terá responsabilidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com