TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO PARA OS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO PARA OS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2013  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL

DEPARTAMENTEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA SEMINÁRIO TEMÁTICO I

FRANCISCO SOBREIRA DE SOUZA

CHARLES ADRIANO SANTOS DE ARAUJO

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO PARA OS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

JULHO DE 2013

FRANCISCO SOBREIRA DE SOUZA

CHARLES ADRIANO SANTOS DE ARAUJO

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO PARA OS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Projeto de trabalho, da disciplina de Seminário Temático I, sob a orientação do Educador Adm. Me. Silier Morais de Souza, com fins avaliativos.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

JULHO DE 2013

1. APRESENTAÇÃO DO TEMA

A importância do conhecimento didático para o docente da rede pública de Palmeira dos Índios.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

A construção desse projeto busca fazer uma reflexão teórica sobre a importância dos conhecimentos didáticos adquiridos desde a licenciatura à especialização, de modo a ressaltar que o ato docente exige mais do que o conhecimento prévio do conteúdo e sim conhecimentos metodológicos, e didáticos para que seja possível aos professores alcançarem o êxito no processo de ensino-aprendizagem.

Muito se discute a respeito das metodologias utilizadas em sala de aula, assim como da sua contribuição para alcançar os resultados esperados, é importante que o ensino seja direcionado para a atividade significativa, e para que isto seja viável, é fundamental que exista um conhecimento prévio do cotidiano dos alunos, desenvolvendo o interesse dos mesmos em estudar.

Sendo a educação a base de tudo é importante que se invista na formação de bons professores, através de políticas públicas de qualidade voltadas para a educação, formação continuada, reciclagem permanente, salários justos e condições de trabalho. Com essa implementação podemos melhorar toda a sociedade.

3. JUSTIFICATIVA

O interesse pela pesquisa surgiu da necessidade em compreender a importância da prática docente da rede pública de Palmeira dos Índios.

Entendemos que a educação básica profissionalizante e superior é capaz de fazer a diferença social, por isso é preciso que sejam feitos grandes investimentos na educação a fim de formar excelentes profissionais da educação, com o intuito de preparar os jovens para a cidadania e o mercado de trabalho.

Nos últimos anos, os métodos de ensinar vem se tornando diferenciados, levando muitos segmentos da sociedade a debater e pensar nas suas diversas vertentes. A ideia é fazer com que a família e a comunidade escolar despertem para entender o funcionamento escolar.

Na tentativa de minimizar as dificuldades encontradas na sala de aula, será utilizada como ferramenta metodológica a pesquisa de campo, para facilitar o entendimento dos desafios e conquistas.

O apoio das instituições escolares deverá ser de suma importância nessa construção, pois esta deve assumir uma postura de descrição da realidade, aguçando assim uma visão crítica para desenvolver um relatório adequado com a realidade vivida no meio escolar.

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Discutir a respeito dos métodos utilizados para o ensino nas escolas da rede pública de Palmeira dos Índios.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Levantar dados a respeito do histórico escolar do município de Palmeira dos Índios;

- Comparar diferentes práticas pedagógicas e os resultados obtidos;

- Despertar para a importância de implementação de políticas públicas para capacitação dos jovens e de professores.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para Veiga 2004, "O ensino exige a apreensão da realidade. Não se pensa o ensino desconectado de um contexto social mais amplo". Assim, é de suma importância ressaltar que, comumente os textos trabalhados em sala de aula costumam guardar uma grande distância entre o que se faz na escola e o que se exige socialmente. Vivemos em um mundo conectado, onde as redes e as conexões dominam no plano social, tecnológico, acadêmico e pessoal.

Nesta ótica, nos deparamos como desafio definido pelo distanciamento existente entre o livro didático e o aluno, tendo em vista que se não consegue prender mais sua atenção e ter um rendimento tão proveitoso preso apenas ao livro didático e ao quadro de giz, como na tendência tradicional, atualmente o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem precisam acompanhar um novo ritmo educativo.

Na necessidade de evoluir nesse processo, é extremamente necessário modificar alguns hábitos que eram adotadas até então em sala de aula,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com