TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas e importância para o metabolismo do corpo

Por:   •  12/6/2017  •  Resenha  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

As vitaminas são micronutrientes orgânicos biologicamente ativos, e necessários ao organismo em pequenas quantidades nos processos biológicos vitais e atuam como coenzimas, e geralmente não são produzidas pelo nosso organismo. A carência de vitaminas pode desenvolver uma deficiência e o excesso uma intoxicação. São divididas em dois grupos as vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, substâncias apolares solúveis em gorduras, absorvidas no intestino e transportadas pela circulação linfática  e armazenadas no tecido adiposo e fígado; e as vitaminas hidrossolúveis, substâncias polares, solúveis em água e que são facilmente absorvidas e excretadas, necessitando reposição diária pois não são armazenadas com exceção da vitamina B12.

A vitamina A(retinol), atua sobre a pele, retina dos olhos e as mucosas, auxilia na formação de enzimas do fígado e hormônios sexuais. Sua carência causa problemas de pele, crescimento, emagrecimento e perturbações na vista. A hipervitaminose A causa diversos sintomas, como queda de cabelo, descamação da pele, dor óssea e fadiga; A vitamina D(calciferol) participa do processo de fixação do cálcio e fósforo nos dentes e ossos contribuindo na absorção. Sua carência causa o raquitismo e osteomalácia, e a hipervitaminose pode causar hipercalemia, calcificações nos rins e enfraquecimento; A vitamina E(tocoferol) atua na produção de hemácias, hormônios e maturação do esperma e óvulos, na formação de tecido muscular e sistema nervoso, antioxidante ajudam a regenerar tecidos e previne o envelhecimento celular. Sua baixa ingestão causa agregação plaquetária, anemia hemolítica, degeneração neuronal, redução de creatinina sérica, alterações hepáticas, lesões musculares e esqueléticas, não existe toxicidade conhecida; A vitamina K(anti-hemorrágica), catalisa a síntese dos fatores de coagulação do sangue no fígado, atua na produção de protrombina, necessária na manutenção dos ossos. Sua carência aumenta o tempo de coagulação causando hemorragia, a hipervitaminose causa dispnéia e hiperbilirrubinemia.

A vitamina C (ascórbico) participa da síntese do colágeno, cicatrização, crescimento e manutenção da matriz óssea, cartilagem, tecido conjuntivo e da manutenção das paredes dos vasos sangüíneos, atua no metabolismo de alguns aminoácidos, síntese e liberação de hormônios supra-renais. A carência causa escorbuto, não existe toxicidade conhecida. As vitaminas do complexo B, facilitam a digestão e absorção dos hidratos de carbonos, das proteínas e da gordura. Cada uma das vitaminas que compõem este complexo, cumpre funções específicas essenciais para a saúde. Vitamina B1(tiamina) atua na  produção de energia para a regulação do sistema nervoso, responsável pelo humor e a regulação do coração, a deficiência da vitamina B1 causa beribéri; Vitamina B2(riboflavina) auxilia na formação de tecido e metabolismo, a sua deficiência pode trazer lesões de pele e sensibilidade à luz; Vitamina B3(Niacina) ajuda na vasodilatação, permitindo uma melhor circulação do sangue, atua na produção de hormônios e neurotransmissores, além da produção de ácido clorídrico; Vitamina B5 (ácido pantotênico) auxilia na formação de hormonas de stress na desintoxicação do corpo e do metabolismo de ácidos graxos; Vitamina B6(piridoxina) ajuda na formação de hemácias, sua carência causa estados depressivos e alterações em todos os órgãos do corpo; Vitamina B8 ou B7(biotina) indispensável ao tecido tegumentar, e no desenvolvimento das glândulas sexuais; Vitamina B9(Ácido Fólico) essencial para a divisão e multiplicação celular, sua deficiência causa anemia e perda de memória; A vitamina B12(cobalamina) está envolvida na síntese de DNA e RNA. A sua deficiência resulta em distúrbios do sistema nervoso e seus componentes, produzindo deficiências hormonais a nível físico e mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com