TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DAVID ALEXSANDER SOUZA BENJAMIN

R.A.: 8009104

POTFÓLIO

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURAcomo requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor (a) Maria Cecília de Oliveira Adão.  

BELO HORIZONTE
2017

LUTA PELA VIDA

        Enfatizando características essenciais humanas em um contexto de luta, ´´ como a luta pela vida ``, podemos perceber que o potencial humano vai muito além do ímpeto que as pessoas possuem em buscar uma solução que vão muito além da intenção de sobressair diante do outro e ou de vencê-lo

        Para ilustrar essa essência humana, venho a frisar uma situação extrema de luta pela vida, pela sobrevivência – advinda de um acidente aéreo com um avião da Força Aérea do Uruguai, fretado de integrantes de um time de rúgbe amador do país, que tinha como destino o Chile, porém colidiu com uma montanha nos Andes, em outubro de 1972.

        Naquele acidente aeronáutico, dentre 45 pessoas a bordo, 29 sobreviveram ao impacto, porém apenas 16 pessoas foram resgatadas depois de 72 horas sobe temperaturas de até trinta graus negativos e sem roupas apropriadas, sem comida e abrigadas apenas com o que restou da fuselagem após a colisão.

        Em razão espiritual, muitos que ali estava pensaram que acabariam morrendo, pois haviam suspendido as buscas de resgate, por causa do mau tempo e local de difícil visão e acesso, colocando a prova a capacidade dos sobreviventes que ali tiveram que tomar decisões para se salvarem deixando o egoísmo de lado, raça, cor e etc, formando a união entre si, espiritualmente e emocionalmente para sobreviverem a todo aquele frio.

        Em sentido social, as adversidades fizeram com que atitudes e valores diferentes emergissem em uma sociedade como a chamada ´´ sociedade da neve``, retirando de todos o egoísmo, o salve-se quem puder, o eu me viro sozinho ou com meu grupo e o resto que se dane. Isto teve que acabar para poderem sobreviver, onde que na montanha aconteceu exatamente o contrário, do que ocorre na sociedade hoje em dia, lá tiveram que se unir para salvar uns aos outros.

        Em questão psíquica, tiveram de obter pensamentos positivos, união, muita força de vontade em sobreviver e esperança de que seriam resgatados, nunca deixar pensamentos negativos tomarem conta de si, pois poderiam morrer todos que ali estavam. E o que mais valorizava não era algo material ou coisas intangíveis, como o fato de serem todos iguais e pensarem igual e em grupo, de serem fraternos e demonstrarem respeito e afeto uns com os outros e nunca de abrigarem desilusões.

        Na montanha, tinha que haver gestos de generosidades e entrega de um pelo outro, coisa que não se vê  hoje em dia e dentre muitas outras formas para sobreviverem, vindo ali a esperança e a vontade de viver novamente dando tudo de si para salvar o outro para viverem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (108 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com