TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  1/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Dados de identificação da Instituição Concedente

Local do Estágio: ASSOCIAÇÃO ATLETICA BANCO DO BRASIL

Coordenador (a) do estágio: Fabrício Guimarães Almeida

Período: 02 / 02 a 30 / 03 / 2020

Nome do(a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Alex Gean Silva Dourado

 

 

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO

O local escolhido para o estágio foi a Associação Atlética Banco do Brasil (aabb) que trabalha com a Musculação, Treinamento do Crossfit e Treino Funcional . Não é de hoje que o exercício físico é relacionado a qualidade de vida e promoção a saúde, sendo as academias um dos locais mais procurados para esta prática. Na busca por esses exercícios, a musculação tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil, isso devido aos vários benefícios obtidos pelos seu praticantes. Atividades regulares diminuem os riscos relacionados aos componentes das síndromes metabólicas desde que sejam realizadas de forma apropriada e sob orientação de um profissional.

O  treinamento  resistido  com  pesos  ou  musculação  é  definido  segundo Conssenza  (2001),  como  uma  grande  variedade  de  métodos  e  modalidades  utilizados  para  desenvolver  a  força  muscular.  Apesar  de  ser utilizado  como  sinônimo de  treinamento  com  pesos,  o  treinamento  de  musculação  ou  contra  a  resistência utiliza  a  hidráulica,  elásticos,  molas  e  isometria.  

Santarém  (1999),  define   musculação  como  forma  de treinamento  contra  resistências  graduáveis,  que  elevam  a  capacidade  contrátil  e  o volume dos músculos, também salienta que a musculação não pode ser considerada um esporte, mas sim uma forma de preparação física, utilizada por atletas em geral.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Ao realizar a visita de avaliação diagnostica da academia, pude conhecer melhor as dependências da mesma, fui orientado de como seria a intervenção e que métodos iria utilizar para um bom desenvolvimento do estagio. Após avaliação dos alunos preenchemos as  fichas  de forma personalizada considerando as especificidades de cada aluno. Na mesma estavam descritos os aspectos relacionados ao treino incluindo tipos de exercícios e series. As mesmas também eram utilizada para anotarmos observações quando necessário.

        A área de concentração para o estágio será voltada para a fisiologia, pois se pretende analisar a composição corporal dos alunos

         

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

         É a mais antiga forma de treinamento utilizada pelo homem. A sua finalidade é voltada para o desenvolvimento da resistência muscular localizada e da força explosiva e dinâmica (DANTAS, 1998). A história da musculação é muito antiga, existem relatos históricos que datam do início dos tempos e que afirmam que a prática da ginástica com pesos, escavações encontraram pedras com entalhes para as mãos permitindo aos historiadores intuir que pessoas utilizavam o treinamento com pesos (FLECK; KRAEMER, 1999).

Um dos relatos mais conhecidos da história é o de Milos de Crotona, um atleta de luta olímpica e discípulo do matemático Pitágoras, que relata um dos métodos mais antigos da história, e utilizados até hoje, que é a evolução progressiva da carga, pois ele (Milos) corria com um bezerro nas costas, para aumentar sua força dos membros inferiores, e com o passar dos anos, quanto mais pesado o bezerro ficava, mais sua força aumentava, Milos é conhecido como o pai da musculação (FLECK; KRAEMER, 1999).

Segundo Rodrigues (2001) o treinamento contra resistência é um: Termo geralmente usado para descrever uma grande variedade de métodos e modalidades que aprimoram a força contra resistência inclui também as resistências impostas através de hidráulica, elásticos, molas e isometria. Tecnicamente, o treinamento com pesos refere-se ao levantamento de pesos (anilhas, lastros ou placas de pesos) existente em alguns aparelhos ou implementos.

Na visão de Godoy (1994:03) o termo musculação refere-se a: Área de atuação do profissional de Educação Física muito abrangente devido às inúmeras finalidades que ela possui. Esta abrangência determina uma complexidade técnica muito grande. O outro fator interessante é que praticados há bastante tempo, só recentemente vem sendo desenvolvido com maior cientificidade. Esta ampla abrangência é a complexidade técnica aliada à relativa novidade da ciência das fusões, das contradições e desencontros de informações entre os profissionais atuantes nesta área. A musculação pode ser predominantemente, através de exercícios analíticos, utilizando resistências progressivas fornecidas por recursos

materiais tais como: halteres, barras, anilhas, aglomerados, módulos, extensores, pecas lastradas, o próprio corpo e/ou seus segmentos.

  1. BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO

Os exercícios musculares de sobrecarga de acordo com (BOMPA; LORENZZO, 2000) sistematicamente bem conduzidos, interferem na qualidade de vida de maneira a interferir significativamente no trabalho de seguinte forma: na melhora da autoestima através do aperfeiçoamento da estética aparente e pela afirmação da possibilidade de executar esforços intensos e prolongados, aumentar a capacidade de realizar tarefas cotidianas sem acúmulo maior de cansaço no final do dia, interfere positivamente sobre fatores de riscos coronarianos, tais como a obesidade, estresse, pressão arterial elevada, dislipidemia, o que consequentemente, proporciona uma maior longevidade, contribui para o aumento da capacidade de desempenho em atividades esportivas específica, combater a perda de massa muscular e óssea, provenientes do envelhecimento e do sedentarismo, aumento de massa muscular, força muscular e enrijecimento muscular.

Para Fleck e Kraemer (1999) os principais objetivos possíveis a serem almejados e possivelmente de serem alcançados na musculação são:

  1. O emagrecimento;
  2. O aumento de massa                               muscular(hipertrofia),                                  3- A correção de desproporções corporais,
  1. O aumento da turgescência muscular,
  2. O aumento de força (explosiva, resistência), 6- A melhora da definição muscular,
  3. Recuperação de lesões, entre outros.

OBJETIVOS:

        Analisar a composição corporal dos alunos do Centro de Treinamento  da aabb, após um programa de reeducação alimentar  e dos treinos de crossfit  praticados por eles dentro do ambiente do box. Durante o programa os alunos foram incentivados e estimulados  a não consumirem açúcares e bebidas alcoólicas de forma alguma ou em menor quantidade além de melhorarem a qualidade das suas refeições através de orientações de nutricionistas com palestras. Aliado  à boa alimentação, os alunos também estarão cumprindo metas semanais de exercícios físicos divididos meio a meio em estímulos aeróbicos (corrida, pulo de corda e pedalada) e exercícios abdominais especificados pelos coachs. A cada semana a meta será revista e aumentada respeitando a individualidade biológica de cada aluno, ou seja, os alunos terão que se esforçarem mais para cumprir a meta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com