TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INTEGRADORA

Por:   •  2/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

AMANDA GABRIELA COSTA AZEVEDO
ANA LUIZA DUARTE DE OLIVEIRA BRANDÃO
MARIANA DE OLIVEIRA PONTES SANTOS
PAMELLA VALADARES DIAS
TAINÁ MARCELLA NARCIZO VASCONCELOS

ATIVIDADE INTEGRADORA
Fisiologia do Adolescente -
Como o treinamento pode interferir no desenvolvimento de um adolescente?

Orientadora: Dra. Marley Alvim

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Unileste
IPATINGA – MG
1º/2017

SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        OBJETIVOS        4

3.1.1        Gerais        4

3.1.2        Específicos        4

4        TEORIZAÇÃO        5

4.1        Crescimento        5

4.2        Desenvolvimento        5

4.3        Maturação        5

4.4        Idade cronológica x Idade biológica        6

4.5        Programa de treinamento para adolescentes        6

5        HIPÓTESE DE SOLUÇÃO        8

6        APLICAÇÃO À REALIDADE/PLANO DE AÇÃO        9

REFERÊNCIAS        10

  1. APRESENTAÇÃO

O presente estudo teve como objetivo apresentar os aspectos maturacionais e funcionas do adolescente e a sua relação com a prática de um programa de treinamento. Contudo, busca-se distinguir o crescimento, desenvolvimento e a maturação, tendo em vista a importância de diferenciar a idade cronológica da idade biológica no momento de se prescrever um programa de atividade física para adolescentes.  

  1. INTRODUÇÃO

A adolescência é um processo natural que acontece entre a puberdade e a fase adulta, onde o individuo passa por diversas alterações fisiológicas relacionadas à maturação sexual, alterações essas que representam a passagem progressiva da infância para a adolescência (FROTA, 2007). Tratando-se de uma fase de desenvolvimento onde a maturidade biológica, social e psíquica são adquiridas de forma progressiva, portando devido a estes fatores o critério da idade cronológica não é suficiente para determinar se o individuo esta passando pelo processo da puberdade (TAQUETTE, 2010).

Pediatras e especialistas em pediatria afirmam que os adolescentes não são semelhantes aos adultos funcionalmente e nem estruturalmente (ASTRAND, 1992), contudo existem vários questionamentos com relação aos efeitos da atividade física para esse público, pois alguns programas de treinamento tendem a induzir modificações morfológicas e funcionais no mesmo sentido do que se é esperado pelo próprio processo da maturação biológica. Entretanto no estagio maturacional as modificações podem ser muito maiores do que as próprias adaptações resultantes de um programa de treinamento para esse público (GUEDES & GUEDES, 1995).

Nessa perspectiva, é de fundamental importância distinguir os efeitos do treinamento dos possíveis efeitos provocados pela maturação, crescimento e desenvolvimento nos adolescentes.

  1. OBJETIVOS
  1. Gerais
  • Analisar os aspectos maturacionais e a sua relação com um programa de treinamento de musculação para adolescentes.
  1. Específicos
  • Analisar a influência do treinamento de musculação no desenvolvimento ósseo de adolescentes.
  • Analisar a influência do treinamento de musculação e qualidade de vida de adolescentes.
  1. TEORIZAÇÃO
  1. Crescimento

O ser humano passa pelo decorrer da vida por várias etapas, como o embrião, recém-nascido, criança, adolescente, adulto e idoso (ARAÚJO, 1985) o que fazem o somatório de três funções básicas inerentes a todo esse processo, são elas o crescimento, o desenvolvimento e maturação.

De acordo com Araújo (1985), o crescimento tem por definição mudanças normal de dimensões durante o desenvolvimento, podendo resultar em um aumento ou diminuição de tamanho e variar de forma e/ou proporção, sendo medido por unidade de tempo como, por exemplo, centímetros por ano, gramas por dia, etc. Já para Gallahue (1989), o crescimento pode ser definido como o aumento da estrutura corporal realizado pela multiplicação ou aumento das células.

  1. Desenvolvimento

Barbanti (1994) corrobora com Gallahue (1989), que o desenvolvimento pode ser definido como um processo gradual de mudanças, onde essas passam de um nível simples para um mais complexo, dos aspectos físicos, mental e emocional, pelo qual todo individuo passa, desde a concepção até a morte, já a maturação significa pleno desenvolvimento, onde a estabilização do estado adulto é efetuada pelo crescimento e o desenvolvimento (ARAÚJO, 1985).

  1. Maturação

Gallahue (1989), diz que a maturação é geneticamente determinada e resistente a influencia do meio ambiente, referindo-se a mudanças qualitativas que capacitam o organismo a progredir para níveis mais altos de funcionamento e que, vista sob uma perspectiva biológica, é fundamentalmente inata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com