TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Como Atividade Integradora

Por:   •  25/6/2021  •  Abstract  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Licenciatura em Letras/Literatura

Disciplina: Estágio Supervisionado I Na Regência Do Ensino Fundamental

Professora: Iris Anitta Fabian Ramirez

Acadêmica: Marta Soares e Michele Moura

FICHAMENTO: Estágio supervisionado como atividade integradora

“Este trabalho Surgiu da necessidade que os alunos de prática de ensino de Ciências Sociais da PUC-SP (...)”. (Pág.59)

“Consciente das constantes mudanças que o mundo atravessa e conhecedora da realidade do ensino brasileiro no momento, realidade em que se apresenta com a intenção, entre outras, de acompanhar a dinâmica do mundo várias propostas de reformas que porém se tornam pouco viável devido a ausência quase total de infraestrutura pretendo discutir uma experiência de integração da teoria à prática.” (pág. 57)

 “O primeiro papel a ser questionado é o da universidade (...)” (pág.57) “... um dos elementos de que a universidade dispõe e que poderia ser redimensionado é o estágio supervisionado, obrigatório em todos os currículos de licenciatura e pedagogia, mas não devidamente explorado.” “(...) (pág.57) “(...) desvalorizados nas escolas onde Os Estagiários buscam espaço (...)” (pág.59).

“Com necessidade de conhecer um segmento da estruturação do ensino de segundo grau, participando de uma experiência de estágio cujo objetivo era essa proposta de discussão entre os relacionamentos da política educacional com o contexto social e econômico além de uma tentativa de entender mais profundamente uma parte da realidade escolar do Futuro campo de atuação profissional.” (pág.59)

“(...) sentiram de conhecer um seguimento de estruturação do ensino de segundo grau participando de uma experiência de estágio cujo objetivo era uma proposta de discussão entre relacionamentos da política educacional com o contexto social e econômico além de uma tentativa de entender mais profundamente uma parte da realidade escolar do futuro campo de atuação profissional.” (pág.59)

Foi realizada uma discussão em torno das condições precárias de algumas escolas da rede oficial, (...) no que diz respeito a recursos tanto materiais quanto humanos. (Pág. 59)

Das discussões em sala de aula com os alunos de prática de ensino surgiram as seguintes questões

• a escola está comprometida com o processo de ensino-aprendizagem mais adequado às condições reais da clientela?

• a escola realmente integra o aluno na sua realidade?

• a escola é um canal de reflexão para melhor formação do indivíduo social?

•a escola proporciona um conteúdo que auxilia o aluno na compreensão da realidade?

• a escola forma um aluno crítico e consciente como cidadão? (Pág 60)

Há hoje um despertar geral, no âmbito de Educação, para seu significado social e político. Cresce cada vez mais a consciência de que o fato educacional está dentro desse parâmetro, e a ação dos professores deve acontecer dentro dessa realidade concreta da sociedade brasileira de hoje! (Pág 63)

A escola destaca-se, dentre as diversas organizações da sociedade pelas suas características de intencionalidade e organicidade na apropriação dos elementos mais elaborados da cultura (...). (Pág 64)

O ensino insere-se no núcleo do processo educativo, como mediação, tanto mais importante quanto a cultura o incorpora e o exige como condição de atuação histórica do homem (...) (Pág 64)

A docência, determinada que é pela sua ligação com a apropriação e a participação na produção do conhecimento, tem lugar de grande importância no processo global da educação e é decisiva no processo escolar. (Pág 64)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com