TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Integradora

Por:   •  25/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Boa tarde. Sou Valdecir Nilson Vieira, Polo Joinville.

Vou falar sobre minha Atividade Integradora

Unidades curriculares:

Epistemologia da Educação Profissional e

Educação de Jovens e Adultos e Teorias de Aprendizagem para a Educação Profissional        

Pós-Graduando

Valdecir Nilson Viera

  1. Profissional e Situação de trabalho:

O profissional observado é o Confeiteiro, Sr Marcelo. Trata-se de uma profissão que atrai apaixonados pela gastronomia doce e que é muito rentável. O caso aqui retratado e a preparação de bolachas para Páscoa. Não houve tempo estimado.

  1. Dentre os Fazeres/ Saberes aqui observados, especificamente na preparação das bolachas para Páscoa, posso mencionar os seguintes:

Após o preparo das massas, o que exige atenção nas medidas corretas dos ingredientes, e aplicação de tempo certo para descanso - estimado em 7(sete) horas. Este confeiteiro utilizou ferramentas, também chamadas forminhas, para confecção dos diversos modelos de bolachas em ilustração a Páscoa.

Após distribuídas nas formas grandes, as bolachas foram levadas ao forno no processo de assamento.

Seguido o tempo certo o confeiteiro retirou as bolachas do forno colocando juntas em recipiente fechado.

Após algumas horas, não houve tempo estimado, o confeiteiro utiliza pincel para limpar cada bolacha antes de iniciar o processo de decoração. Atividade esta realizada com a utilização de elementos que figuram a Páscoa.

O confeiteiro ressalta que sendo a confeitaria uma arte, toda preparação deve ser cheia de técnicas e utensílios específicos. Além disso, é necessária muita precisão para que tudo saia padronizado e com finalização perfeita.

Dessa forma, os equipamentos utilizados na confeitaria influenciam muito nos resultados obtidos — o que indica que a qualidade é um detalhe imprescindível tanto no que diz respeito aos produtos quanto aos utensílios.

  1. Com referência às Dimensões do Trabalho pude observar que a apresentação deste Profissional requer uso de uniformes, EPIs e vestuários limpos. Os matérias e equipamentos usados devem ser lavados e higienizados. A mesa de trabalho é limpa e organizada.

Nesse sentido, o Profissional de Confeitaria cumpri com os deveres de higiene dos equipamentos e com o controle no uso dos ingredientes utilizados no preparo dos alimentos.

Com referência a dimensão Econômica, o Profissional não forneceu informações sobre custos mas esclareceu que a grande vantagem é poder começar sem um investimento alto, diretamente na cozinha de sua casa.  

  1. Quanto a equipe de trabalho, neste caso, o confeiteiro relata que trabalha sozinho e não necessita de ajudante.

Seu Espaço de trabalho é organizado na cozinha de sua casa.

Ele confirma que os recursos disponíveis são aqueles de seu uso diário como os eletrodomésticos pertencentes em sua cozinha, o forno industrial e também os equipamentos próprios para confeitaria.

Suas regras de trabalho se baseiam nos critérios de medidas postos em receitas para o preparo dos alimentos.

  1. Os desafios e dificuldades, encontrados por este profissional, são os econômicos que se referem regras ditadas pelo mercado da confeitaria industrial, o que interfere diretamente na sua confeitaria artesanal. Bem como questões da qualidade de tempo ligadas ao preparo de certas receitas.
  1. Pensando nas Teorias de Aprendizagem, vejo que a Teoria da Conceituação da Ação pode ser aplicada à esta Profissão. Haja vista que o confeiteiro desenvolve suas atividades com elementos de sua prática laboral.

Posso também aplicar a Teoria da Aprendizagem (ou situada) observando o aprendizado por meio da situação de prática usada por este profissional.

Ato contínuo, a Teoria Workplace Learning também pode ser aplicada no aprendizado desta profissão de confeiteiro, tendo em vista que a arte da confeitaria se aprende por meio de situação laboral.

  1. No caso da formação de novos trabalhadores para esta profissão eu usaria a imersão por meio de uma visita técnica. Tendo em vista a importância de aliar teoria a prática. Ou seja, ensino da parte teoria das atividades em conjunto com práticas laboratoriais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (445.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com