TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Integradora

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.187 Palavras (29 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 29

PUBLICO ALVO : Pessoas que buscam soluções em construção civil

INFRAESTRUTURA: Com anos de experiencia no mercado, nossa empresa conta com um escritório central focado em soluções de engenharia civil, e canteiros e obra padronizados para maior qualidade na execução da obra.

MÃO DE OBRA: Contamos com profissionais capacitados e treinados para atender qualquer tipo de solução em construção civil e projetos.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING: Toda obra realizada pela PASCOAL & DAHER Engenharia recebe um Banner na medida 2 x 3m, trabalhamos com ações em parceria de imobiliarias em lançamentos de empreendimentos, redes sociais e panfletagem.

CUSTOS: Pela nossa grande gama de soluções, cada trabalho exige uma analise técnica de nossos profissionais para traçar uma rota de execução e assim fornecer um valor estimado para cada tipo de serviço, seja um projeto, um calculo elétrico, estrutural ou a execução de um prédio

MISSÃO: Promover a satisfação plena dos nossos clientes, parceiros, colaboradores e a comunidade através da execução de atividades planejadas no segmento da construção civil, colocando em primeiro plano a inovação baseada em produtos renovaveis, a qualidade do produto, a melhoria continua dos processos e a responsabilidade social.

VISÃO: Ser uma empresa de excelencia em construção civil, perpetuando nosso negocio pela rentabilidade, inovação tecnologica baseada em reaproveitamento e relacionamento com a comunidade.

VALORES: Mantemos nossa obstinação pelo trabalho bem feito e pela busca da melhora continua. Desenvolvemos e implantamos padrões de excelencia em tudo o que fazemos.

LONDRINA – Pr


INTRODUÇÃO

A tecnologia na construção pode ser definida como o estudo e aplicação de técnicas, métodos e ferramentas utilizadas na indústria da construção civil. Como esse segmento pertence ao ramo da engenharia, é natural que seja bastante influenciado por invenções e inovações tecnológicas. Inclusive, essas novidades viabilizaram e continuam gerando progressos na construção.

A evolução tecnológica ocorre em resposta à busca por maior produtividade e lucros – objetivos de indústrias de todas as áreas.

Palavras-Chave: Tecnologia da Construção Civil.

1        TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A tecnologia na construção pode ser definida como o estudo e aplicação de técnicas, métodos e ferramentas utilizadas na indústria da construção civil. Como esse segmento pertence ao ramo da engenharia, é natural que seja bastante influenciado por invenções e inovações tecnológicas. Inclusive, essas novidades viabilizaram e continuam gerando progressos na construção.

A evolução tecnológica ocorre em resposta à busca por maior produtividade e lucros – objetivos de indústrias de todas as áreas.

1.1         Técnica e processos construtivos

A Engenharia, em especial a Engenharia Civil, assim como outras áreas de conhecimento, sofreu, sofre e sofrerá constantes mudanças, desde seu início, independente do seu local de aplicação, de acordo com vários fatores (sociais, políticos, econômicos e ambientais) ao longo do tempo.

De acordo com Medeiros (2010) a forma de construir é definida pela cultura em que a população local possui maior contato, o que é perceptível em vários locais do país, onde vê-se detalhes construtivos característicos dos povos imigrantes (em especial os pioneiros portugueses, seguidos dos italianos e posteriormente pelos espanhóis), com tradições construtivas em seus países de origem.

Medeiros (2010) acrescenta ainda que a mão de obra na construção civil foi se modificando progressivamente. Inicialmente, os conhecimentos, quase sempre artesanais, eram transmitidos dos pais aos filhos, o que não ocorre mais com tanta frequência, já que atualmente, as oportunidades são maiores e mais diversificadas, acarretando na escolha de outras áreas por parte destes.

De acordo com Medeiros (2010) o Brasil ainda não é referência na pesquisa de novas tecnologias construtivas e adequação das técnicas modernas utilizadas no exterior para a nossa realidade, mesmo com a urgência de formar mão de obra técnica especializada em construção civil, sempre visando maior produtividade com qualidade.

1.1.1 Sustentabilidade na Construção Civil

Medeiros (2010) considera que uma construção sustentável abrange a utilização de soluções e materiais que preservem os recursos naturais e que ao longo do tempo, reduzam o consumo de energia e água e que, para tanto, use critérios que utilizem iluminação e ventilação natural, por exemplo. Além disso, devem ser reduzidos os consumos de insumos não só com a utilização de processos construtivos e materiais inovadores, mas também com organização do processo produtivo, a gestão de recursos humanos e os investimentos detalhados e assertivos, visando obter uma construção sustentável.

A construção sustentável está definida pela criação e responsabilidade de gestão do ambiente em construção, com uso eficiente dos insumos, respeitando princípios ecológicos (CORTESE et al., 2017).

No Brasil, existem algumas certificações ambientais, baseadas em documentos sobre desenvolvimento sustentável gerados pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO 92). Essas certificações geram para uma construção ou empreendimento selos, que as certificam como atendentes aos preceitos destes documentos.

A principal certificação ambiental desejada no Brasil, pelo setor da construção civil, é a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que certifica a eficiência da construção, analisando a eficiência energética, hidríca e a redução dos gases do efeito estufa.

1.1.2        A Escolha do Processo Construtivo

São diversos os fatores que devem ser levados em conta na hora de se escolher qual o processo construtivo a ser adotado em um empreendimento. O tipo de construção, sua localização, a qualidade e quantidade dos insumos disponíveis para ser utilizado e as características arquitetônicas desejadas são alguns dos fatores mais importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)   pdf (205 Kb)   docx (86.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com