TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Portfolio Voleibol

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  1.716 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

O voleibol tem sido ensinado nas escolas por muito tempo, porém existe a prática de aplicar corretamente os seus fundamentos e técnicas adequadas a cada grupo sendo eles; iniciante, intermediário e avançado?

Nesse artigo será exposto formas básicas de realizar essa atividade de uma forma clara e objetiva o que pode ser feito para melhor compreensão dos alunos em cada fase de aprendizado. Ensinar no coletivo te faz entender que cada um tem uma limitação de entendimento e que cada um tem um nível de aprendizagem diferente. No voleibol não seria diferente, a técnica é a mesma, mas como irá aplicá-la que fará a diferença no fracasso ou sucesso do praticante dessa modalidade.

Sabemos que os principais fundamentos do voleibol são:

Saque: é o que dá início a partida, pode ser por cima (flutuante, viagem ao fundo do mar) ou por baixo (simples ou jornada nas estrelas).

Recepção: Acontece após o saque, a técnica usada para fazer a recepção é a MANCHETE e o objetivo do jogador que faz a recepção é colocar a bola na mão do levantador.

Levantamento: Acontece após a recepção, a técnica utilizada é o TOQUE e tem como objetivo preparar a bola para um ataque.

Ataque: O ataque é feito após o levantamento, a técnica usada para fazer o ataque é a famosa CORTADA e tem como objetivo “cravar” a bola na quadra adversária.

Bloqueio: Acontece após o ataque, é feito próximo a rede e com os dois braços erguidos e esticados. Tem como objetivo bloquear o ataque de forma que a bola caia na quadra adversária.

Defesa: Acontece após um ataque quando não o bloqueio não funciona, a técnica mais utilizada para fazer a defesa é a MANCHETE, porém, a defesa pode ser feita com qualquer parte do corpo, inclusive com os pés.

Serão descritas atividades para serem realizadas na prática do voleibol que possa perfeiçoar a técnica em dois fundamentos, que serão Saque e Levantamento.

Exercício 1-saque por cima

Saque Iniciante: Com a bola posicionada em uma das mãos deve ser lançada para o alto e arremessada com a outra mão em direção a parede, de uma forma que a bola volte a mão de quem está executando.

Saque Intermediário: Será realizada o mesmo exercício do iniciante, porém o praticante deve estar próximo a rede e tentar arremessar por cima da rede.

Saque Avançado: O mesmo exercício do intermediário, porém o praticante deve estar na linha de onde é realizado o saque normalmente e arremessar a bola tentando acertar um alvo que estará no campo adversário. O alvo pode estar marcado com um ‘x’ em três direções diferentes.

Exercício 2-Levantamento

Levantamento Iniciante: Nessa atividade temos que levar em consideração que o praticante tem que aprender a receptar a bola da forma correta para não haver lesões nos punhos. Por isso deve ser realizado um exercício bem simples onde o praticante fica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com