TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Voleibol

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Breno Lucio Esteves – RA 1103360

ATIVIDADE DE VOLEIBOL

                                                                

                                                        

BELO HORIZONTE

2016

O processo de gênese e desenvolvimento do Voleibol.

     O Voleibol tem origem americana e foi inventado nos Estados Unidos no dia 9 de fevereiro de 1985, quando havia uma grande ascensão do basquete que era o esporte mais praticado naquela época. A prática do basquetebol, porém exigia uma condição física razoável por parte dos praticantes, pois se tratava de uma modalidade que solicitava o contato físico entre eles, mais nem todos possuíam características físicas idéias, passando assim a não ser bem visto e indicado a determinados públicos como, por exemplo, os idosos. Essa restrição então possibilitou a criação de uma nova modalidade com novas regras, que não exigisse tanto da condição física do atleta e não houvesse também o choque entre eles, ou seja, uma nova modalidade que os idosos também pudessem praticar. Com essas novas regras e maior inclusão o voleibol começou a se expandir, ganhando cada vez mais novos praticantes e sendo também propagado em outros países.

     Devido à condição social da época, o voleibol no começo foi mais praticado por pessoas com condições financeiras melhores, pois só essas dispunham de tempo livre para usufruir dessa atividade. Com o passar do tempo o voleibol seguiu se desenvolvendo, mais ainda se mantinha limitado as classes sociais mais elevadas. Após a redução da jornada de trabalho das classes sociais mais baixas eles também passaram a praticar o voleibol, mais com um propósito um pouco diferente da burguesia, que era de também preencher seu tempo livre, mais ao mesmo tempo inibir que reclamassem os seus direitos.

      O voleibol seguiu se desenvolvendo e se expandiu ainda mais com a criação de uma federação internacional, de competições e das junções de suas regras, fazendo assim com que aquela atividade vista até então com o simples intuito de ocupação do lazer, se evolua para um esporte. Na decorrência do tempo as regras continuaram sofrendo várias alterações.  As principais mudanças foram feitas no tamanho do campo de jogo e da rede, no número de jogadores, pontos e toques na bola, no saque, no peso da bola e no bloqueio. Isso serviu para estimular cada vez mais o crescimento do voleibol e do seu público, o que acabou transformando esse esporte em um dos mais vistos e praticados no mundo.

REFERENCIAS BIOGRÁFICAS

BIZZOCCHI, C. O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. 3. ed. Barueri: Manole, 2008. BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2006. CASTELLANI FILHO, L. A educação física no Brasil: a história que não se conta. 17. ed. São Paulo: Papirus, 2010. Da COSTA, L. P. (Org.). Atlas do esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física e atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005. MARANHÃO, F; SILVA, R. A. Voleibol. Material Didático Mediacional do Curso de Licenciatura em Educação Física. Batatais: Centro Universitário Claretiano, 2010. MARCHI JÚNIOR, W. "Sacando" o voleibol. São Paulo: Hucitec; Ijuí: Unijuí, 2004. MATTHIESEN, S. Q. Um estudo sobre o voleibol: em busca de elementos para sua compreensão. Revista brasileira de ciências do esporte, Santa Maria, v. 15, n. 2, p.194- 199, 1994. MAZO, G. Z; LOPES, M. A; BENEDETTI, T. B. Atividade física e o idoso: concepção gerontológica. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. VIEIRA, S; FREITAS, A. O que é vôlei. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com