TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação E Prescrição A Saúde Educação Física Bacharelado

Por:   •  12/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.772 Palavras (16 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 16

ESTAGIO : AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO A SAÚDE

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2     APRESENTAÇÃO DO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE............................4

3        REVISÃO LITERÁRIA RELACIONADA AO CAMPO DE ESTÁGIO        6

4        RELATO DA ANÁLISE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA INTERVENÇÃO E INFRAESTRUTURA DA CONCEDENTE        7

5        RELATO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO SUPERVISOR DE CAMPO NA INTERVENÇÃO        8

6        RELATO DAS OBSERVAÇÕES        9

7        APRESENTAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO        11

8        RELATO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA NA INTERVENÇÃO         13

9        RELATO DOS APONTAMENTOS DO SUPERVISOR DE CAMPO A RESPEITO DA INTERVENÇÃO        14

10        ANÁLISE CRÍTICA A RESPEITO DA INTERVENÇÃO        15

11        ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS ETAPAS DO ESTÁGIO        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO ................................................................................. 20

REFERÊNCIAS        21

  1. INTRODUÇÃO

A prática de atividade física é, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias.

         Além das atividades físicas gerar muitas quantidade de benefícios para o nosso corpo também beneficia nossa mente. É por isso que a prática dessas atividades é tão recomendada por todos os profissionais de saúde. 

        O sedentarismo pode ser definido, de uma maneira resumida, como a falta da prática de exercícios físicos regulares. Muitas pessoas atualmente são sedentárias e esse hábito, juntamente com uma má alimentação, tem gerado muitos problemas graves para a saúde. 

Como sabemos, a atividade física é uma importante maneira de evitar o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. As pessoas sedentárias apresentam até 30% mais riscos de desenvolver esses problemas. Não podemos nos esquecer ainda da obesidade que é também um problema de saúde crônico, que além de afetar negativamente a saúde física da pessoa, afeta diretamente a autoestima.

          Apesar de muitas pessoas afirmarem que não possuem tempo para a realização de atividade física, as recomendações diárias são relativamente baixas e podem ser incluídas na agenda de atividades diárias.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a recomendação é 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, o que corresponde a um pouco mais de 20 minutos diários de atividades e 75 minutos semanas de atividade física de maior intensidade, o que corresponde a pouco mais de 10 minutos por dia.

Mudar um hábito de vida é extremamente difícil, entretanto, incluir exercícios na sua rotina é fundamental para a saúde e para uma boa qualidade de vida.

          A atividade física é importante nos mais variados aspectos da nossa vida e é essencial para uma vida mais saudável e um envelhecimento tranquilo.

Por esses motivos é importante pesquisar e apresentar esse assunto sobre a saúde e uma boa qualidade de vida.

        

APRESENTAÇÃO DO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

O espaço Sana Vita oferece atividades com objetivo em cuidar de pessoas, oferecendo para cada um, uma boa qualidade de vida, buscando potencializar o bem estar, a saúde e a mente de cada aluno.

O espaço fica localizado no Bairro Parque Paulicéia, na cidade de Duque de Caxias, Estado Rio de Janeiro.

O professor instrutor é muito atencioso com todos os alunos e responsáveis, oferece uma ótima recepção para todos, ajuda os estagiários e da toda a atenção devida para os profissionais que trabalham no local.

As atividades aquáticas, recreativas e a dança são atividades importantes, atividades aquáticas infantil melhora a coordenação motora, e por serem atividades aeróbicas, proporcionam uma circulação sanguínea intensa, gerando maior atividade respiratória e garantindo a saúde dos pulmões e do coração, para os idosos melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório, proteção das articulações, melhora da capacidade cognitiva, maior socialização, redução do risco de quedas por favorecer o equilíbrio, melhora da autoestima, fortalecimento muscular, alivio das dores, melhora da circulação periférica, estimulação sensorial, tátil e proprioceptiva, além de melhora na qualidade do sono.

A dança melhora a resistência cardiorrespiratória e nos sistemas cardiovascular; melhora a motricidade; consciência do movimento e postura; aumento da elasticidade dos tendões musculares; queima de calorias e equilíbrio do peso; melhora no humor e ânimo; combate a depressão e ansiedade; ajuda a combater o estresse; combate o sedentarismo; melhora a resistência cardiorrespiratória e no sistema cardiovascular; melhora a socialização, já que é feito em grupo.

Minha experiência no espaço foi ótima, pois foi possível conhecer o local, as atividades, toda a infraestrutura e logística da empresa. A conversa com o concedente foi ótima e proveitosa, conseguir entender todo objetivo do espaço e compreender com facilidade como funciona a metodologia de das atividades, tive trocas boas tanto com o concedente como com os funcionários e outros estagiários do local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (206.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com