TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Compreender prática pedagógica no momento atual da sociedade brasileira requer a utilização da categoria totalidade, entendida como a expressão das características marcantes da sociedade que influenciam a realidade educacional. Ter como ponto de partida os aspectos da formação sócia econômica brasileira, as relações de produção, classes sociais, cultura como prática social e ideologia são fundamentais para analisar os múltiplos determinantes da prática pedagógica.

A prática pedagógica tem sido evidenciada como sendo de extrema importância na constituição de ser professor advindo de todo processo formativo onde o saber é vital, necessário e indispensável frente aos novos desafios sócios educativos. O importante papel que o professor exerce no sistema de ensino exige o reconhecimento de que este profissional necessita de uma formação continuada através de capacitação, qualificação aperfeiçoamento e antes de tudo, ter o propósito de reflexão inovadora, reelaborando continuamente suas práticas docentes. Além disso, este profissional enfrenta grande desafio de se consolidar como profissional frente ás dificuldades e aos obstáculos do cotidiano escolar, onde a base de sua prática é a sala de aula.

2 DESENVOLVIMENTO

No decorrer da construção educacional, várias práticas pedagógicas foram utilizadas afins de que o aluno tenha uma melhor compreensão daquilo que está sendo ensinado, sendo o aluno o principal foco da escola, no que diz respeito à aprendizagem, é necessário que haja em primeiro lugar professores comprometidos com seu papel de educadores, mediando o trabalho escolar interagindo com o aluno, construindo novos conhecimentos, sendo assim efetivado o aprendizado. É necessário que se trabalhe o contexto social e cultural dentro da sala de aula, pois, o aluno perceberá que o que ele aprende está inserido no seu cotidiano, na sua realidade.

Utilizar-se de outras metodologias de ensino irão favorecer o trabalho do professor e também melhorar a compreensão e a construção do conhecimento fazendo parte da prática pedagógica. O professor levará o aluno a questionar sobre os conteúdos propostos, e juntamente com seus colegas, partilhar ideias, conhecimento, cada qual tirando suas conclusões. Nunca devemos utilizar práticas tradicionais, pois, o conhecimento deve ser construído, não depositado. A partir de práticas tradicionais concebe-se uma educação retrógrada, onde o aluno é um mero expectador, passivo, internalizando sua aprendizagem somente por meio da repetição e decoreba. Toda prática pedagógica possui resultado positivo ou negativo, dependendo do resultado, caberá ao professor utilizar-se do seu conhecimento e reelaborar sua prática, se o resultado for positivo, pode-se melhorar ainda mais, se o resultado for negativo, à que se rever está prática ou até mesmo buscar novas a fim de serem utilizadas e avaliadas.

Para que a prática pedagógica obtenha ótimos resultados, é necessário comprometimento de todos, sejam eles alunos e professores, para que isso se realize da melhor forma possível. O professor pode utilizar o contrato didático, onde este constará os compromissos assumidos entre aluno e professor e vice versa, também os objetivos a serem alcançados, para que a aprendizagem se de por completo positivando assim a prática pedagógica.

Uma experiência exitosa que vem tendo um ótimo resultado é a Feira Interna de Matemática que ocorre anualmente nos meses de junho, no Colégio Dom Bosco localizado na cidade de Rio do Sul, SC. A feira tem como objetivo principal despertar nos alunos maior interesse pela aprendizagem matemática, além de incentivar a socialização de experiências e pesquisas nesta área, bem como, selecionar trabalho para representar o colégio na Feira Regional de Matemática. Os trabalhos são desenvolvidos dentro da disciplina de Matemática Aplicada e são avaliados quesitos como: comunicação do trabalho (clareza, adequação da linguagem e objetividade), conteúdo matemático (no mínimo de acordo com a categoria), qualidade científica (apresentação do resumo, objetividade do trabalho), relevância social (importância do trabalho para a comunidade escolar e social), ênfase no conteúdo matemático (clareza nas definições, operações e propriedades matemáticas aplicadas). O sucesso da feira sem dúvidas está na socialização e troca de experiência entre alunos participantes, visitantes e professores, o maior interesse na aprendizagem matemática.

Por um entendimento da experiência exitosa na Educação básica, que define algo que obtiveram êxito na experiência colocada em prática pelos educadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com