TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRC de Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas

Por:   •  22/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

Com base em todo o conteúdo apresentado até agora no CRC de Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas, responda às questões a seguir: 
1) Qual o significado de Práticas Corporais Alternativas (PCAs)? 

surgem com o movimento da Contracultura, entre as décadas de 1950 e 1970, e expressam-se no sentido de reformulação da vida, de ideias, de trabalho e de produção cultural. Esse movimento é caracterizado por inúmeras revoluções de valores, costumes, hábitos, modos de agir e de pensar que se contrapuseram ao estabelecimento do padrão hegemônico das práticas corporais calcadas no esforço físico e na atividade mecanizada: o corpo começa a ganhar novos olhares. O que antes se resumia à execução mecânica e insensível, passa a ser valorizado pelas suas individualidades e sensibilidades. Há uma crítica aos dualismos (corpo-mente, razão-emoção) dominantes no pensamento científico e ao estilo de vida produzido pela sociedade industrial (consumismo, valorização do trabalho e da competição). Nessa perspectiva, as PCAs tornaram-se evidência por trazerem uma visão diferenciada de corpo, dando importância à sua subjetividade, a um corpo sensível, comunicativo, expressivo e cultural.


2) Conceitue holismo e pluralidade.

"Holismo" é uma palavra derivada de holos, que dá a ideia de um fato, pensamento, algo ou alguém percebidos na sua completude, e não na soma de suas partes. PLURALIDADE, que é justamente o inverso de "unidade", ou o fato percebido apenas de um único ponto de vista. No entanto, essa explicação não pode ser considerada ao pé da letra, já que, diante dos processos tese, antítese e síntese, o holismo alcança uma amplitude maior e bem diferente.


3) Cite os percussores das PCAs abordando brevemente sobre cada um deles. 

ÉMILE JAQUES-DALCROZE- ele criou o método de eurritmia para melhorar a sensibilidade do corpo de atores e ginastas, ele foi professor de musica que incentivava seus alunos ritmos cada vez mais complexos com exercícios de respiração para que descobrissem o senso rítmico muscular, Segundo ele, o corpo somente poderia desenvolver uma atividade estética quando o sentido muscular (ou a propriocepção) estivesse suficientemente amadurecido para converter sensações em movimento.

Rudolf Von Laban, Rudolf Bode e Mary Wigman  foram alunos que continuaram a sua obra .

FRANÇOIS DELSARTE- ele queria seguir carreira de cantor mas teve problemas com sua voz, então começou a estudar a relação entre os gestos, as emoções e a natureza. Fundamentava na transdisciplinaridade buscando criar exercícios que faziam com que o aluno despertasse sua criatividade.

Isadora Duncan, Kurt Jooss, Mary Wigman e Geneviève Stebbins foram alguns dos seus mais importantes alunos.

WILHELM REICH-  reich seguiu pelo caminho da medicina, é um dos mais importantes percussores da PCAs  ele defendia uma ação pedagógica da natureza reich lutava na importância do equilíbrio energético como fundamento de uma vida saudável emocional e humanamente, ele sugeria que a pessoa aprendesse a respirar mais fácil e profundamente que ficasse firme com seus pés mo chão e mobilizasse sua expressão emocional.

Segundo ele, a criação de tensões musculares crônicas  servia para proteger o indivíduo contra experiências emocionais dolorosas e ameaçadoras, perturbando o equilíbrio da sua energia.

Dentre muitos outros, Reich influenciou Alexander Lowen, que é  um dos inovadores das PCAs.

ELSA GINDLER

Elsa Gindler, nascida na Alemanha (1885-1961), é considerada uma das criadoras da ginástica harmônica, com apenas um texto conhecido é Saúde, trabalho social e atividade física, datado de 1926. objetivo de Gindler era desenvolver o potencial físico e mental das pessoas, exigindo muita reflexão, responsabilidade e determinação para que desempenhassem bem suas necessidades cotidianas.

Ela fez criticas ao nome  ginastica em 1930 não concordava com as representações da época .

Ela não se preocupava apenas com o desenvolvimento físico do aluno, também com o  desenvolvimento global, autônomo, livre e responsável.

ALEXANDER LOWEN


4) Por que a sistematização das PCAs exige, inicialmente, o conhecimento do próprio corpo? 
5) De que maneira podemos aprender o próprio corpo nas suas várias dimensões? 
6) Frente ao conteúdo estudado na obra Práticas Corporais Alternativas e adotando a afirmação: “A visão dos profissionais ligados às PCAs deve ser a de que o aluno aprenda a equilibrar-se, mas também aprenda a cair e a levantar-se com independência” (TERRA; LORENZETTO, 2013, p. 44.), qual é a importância de se trabalhar atividades de Práticas Corporais Alternativas nas aulas de Educação Física Escolar na atualidade? 
7) Descreva uma atividade de Ginástica Holística que possa ser aplicada em uma aula de Educação Física Escolar para a Educação Básica. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com