TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICAS CORPORAIS NÃO CONVENCIONAIS E ALTERNATIVAS

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.811 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

JEFERSON CONSOLI HAUTZ – 1091460

PORTFÓLIO UNIDADE I

Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano para a disciplina de Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Vinicius Barbosa de Morais.    

 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013

[pic 2]

[pic 3]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Praticas Corporais Não Convencionais e Alternativas

Tutor: Vinicius Barbosa de Morais

R.A.: 1091460

Aluno: Jeferson Consoli Hautz

Turma: 04/C

Unidade: Unidade I

Atividade

Tratando-se de esportes de patrimônio cultural da humanidade, seu desenvolvimento educacional constitui um conteúdo a ser criado, transformado, aperfeiçoado e transmitido às crianças por direito no decorrer das gerações no ensino educacional.

Devido a sua pluralidade cultural, atividades que abranjam as práticas corporais alternativas revelam uma dinâmica visual, auditiva, tátil e cinestésica do corpo em movimento, abordando o conhecimento sobre a cultura corporal da humanidade. Enquanto os Esportes não convencionais oportunizam situações de aprendizagem alternativas em relação à cultura corporal e suas relações sociais. Termos como cooperação, valorização das diferenças, criatividade, liberdade, autonomia, são amplamente incorporados ao desenvolvimento da aprendizagem cooperativa, integral, autônoma e saudável, existentes nas praticas corporais alternativas e seu processo humanitário e igualitário de aprendizagem.

Ao aluno, que se encontra em importante estágio do seu desenvolvimento humano, os principais benefícios ao aprender as praticas corporais alternativas e os esportes não convencionais, incluem-se aquisição de diversas habilidades, o estimulo ao conhecimento de diversificadas culturas por meio de regras, gestos ou implementos utilizados e a reflexão da diversidade corporal existente em praticar atividades alternativas ao relaciona-las as práticas convencionais.

A partir do momento em que as mídias agregarem modalidades não convencionais a sua divulgação, estas também serão facilitadoras do processo educacional ao favorecimento e valorização a estima de uma nova modalidade esportiva através de seus conceitos, procedimentos e atitudes.

Estas práticas ao ser acrescentado ao currículo escolar possibilitam à ampliação cultural e a valorização de oportunidades, ao ofertar aos alunos possibilidades de interagir e cooperar, retirando componentes como competitividade, comparações e introduzindo situações como a presença do lúdico, de uma visão holística, do direito ao erro e sua autocorreção, a solidariedade, além da presença da imaginação estimulando a criatividade do aluno.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (335.8 Kb)   docx (90.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com