TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade no Portfólio –Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Aluno: Nicholas Donizetei de Brito Pereira

RA: 164318

Atividade no Portfólio –Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas

Professor Responsável: Marciana Roberta de Oliveira

Centro Universitário Claretiano

2019

1) Qual o significado de Práticas Corporais Alternativas (PCAs)?

Após estudo do conteúdo podemos dizer que as PCAs se caracterizam na prevenção dos usos e recursos educativos, expressivos e terapêuticos. Pode-se dizer que as práticas corporais alternativas dão um a importância de reflexão para o corpo, assim como saber de desequilibrar e equilibra-se ( fisicamente e emocionalmente ) novamente com autonomia e segurança do corpo.

2) Conceitue holismo e pluralidade.

Para se compreender o holismo não é possível entender decifrar os fatos, ideias, corpo e mundo em partes dividias e fragmentadas, mas sim compreender como um todo em sua completude.

Já a pluralidade é possível visualizar vários pontos de vistas diferentes, sendo que a particularidade é ampliada para um todo e diversidade.

3) Cite os percussores das PCAs abordando brevemente sobre cada um deles.

Emile Jaques-Dalcroze - Professor de música e focou-se em alterar a forma tradicional de formação de atores e bailarinos. Utilizava exercícios respiratórios e criou um método chamado eurritmia que visava desenvolver a sensibilização corporal dos atores e ginastas.

François Delsarte – Este dedicou-se em estudar a relação entre o gesto, emoções e a natureza, o mesmo acreditava na união do corpo , mente, alma e movimento onde utilizava exercícios de criatividade.

Wilhelm Reich – Médico, se baseava no método terapêutico/educacional de maneira verdadeira revelando o inconsciente da pessoa. Desenvolveu a análise da couraça muscular do caráter que deparou que o movimento, postura poderiam influenciar no comportamento humano.

Elsa Gindler – Uma das criadoras da ginástica harmônica. Tinha como objetivo desenvolver o potencial físico e mental onde tinha ampla influência na vida cotidiana.

Alexander Lowen - Criou a bioenergética com o objetivo de desfazer as tensões musculares crônicas. Foi um discípulo de Reich.

Moshe Feldenkrais - Estabeleceu seu método de cura para evitar cirurgias ( Consciência pelo movimento e integração funcional ) . Trabalhou a ativação do sistema nervoso e muscular

Gerda Alexander – Criadora da ( tensão equilibrada ) focando no euilibrio da tensão muscular e emocional.

4) Por que a sistematização das PCAs exige, inicialmente, o conhecimento do próprio corpo?

A sistematização exige o conhecimento do próprio corpo pois através deste método se determina a autonomia corporal, a autorregulação, a autopercepção em busca de uma melhor qualidade vida, ou seja o indivíduo passar a conhecer seus limites, suas qualidades e suas habilidades.

5) De que maneira podemos aprender o próprio corpo nas suas várias dimensões?

Com base nos estudos percebemos que podemos aprender sobre nosso próprio corpo com uma auto-reflexão especificamente sobre a individualidade, importância de nossas experiências, tomada de atitude entre outros aspectos que facilitam o entendimento no próprio corpo.

6) Frente ao conteúdo estudado na obra Práticas Corporais Alternativas e adotando a afirmação: “A visão dos profissionais ligados às PCAs deve ser a de que o aluno aprenda a equilibrar-se, mas também aprenda a cair e a levantar-se com independência” (TERRA; LORENZETTO, 2013, p. 44.), qual é a importância de se trabalhar atividades de Práticas Corporais Alternativas nas aulas de Educação Física Escolar na atualidade?

A importância de trabalhar ás PCAs no ambiente escolar é muito grande, pois nesta fase os alunos estão se auto-descobrindo e se deparando com empecílios em seu cotidiano. Sendo assim este método auxiliará em sua formação, e desenvolverá o auto-equilíbio para que o possa ultrapassar as barreiras presentes em suas vidas.

7) Descreva uma atividade de Ginástica Holística que possa ser aplicada em uma aula de Educação Física Escolar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com