TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Popular Brasileira

Por:   •  3/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL TARQUINIO SANTOS – Ensino Fundamental e Médio

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA: SILMARA MARIA BORA TUBINO

ATIVIDADE À SER DESENVOLVIDA: DANÇA FOLCLÓRICA PARANAENSE

FAIXA ETÁRIA ENVOLVIDA: LIVRE

SÉRIES: 7ª e 8ª SÉRIES

SEXO: FEMININO E MASCULINO

Nº DE PARTICIPANTES: 20

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ATIVIDADE

JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA: 

         O folclore é uma manifestação popular resultante das características dos diferentes povos que em determinado período histórico ajudaram na formação de um povo, objetivando preservar sua cultura. O folclore paranaense têm uma complexidade  em sua formação, pois agrega histórias e costumes de tribos indígenas, imigrantes, escravos e diversos povos que chegaram ao Estado na época do tropeirismo (gaúchos, mineiros e paulistas).

        Quanto trata-se da dança folclórica paranaense, a mesma deve ser entendida como uma expressão popular significativa, pois caracteriza-se pela transmissão das tradições de geração para geração. A dança deve fazer parte do contexto escolar através das aulas de educação física representando significativamente a história do povo paranaense, bem como promover abertura de um espaço cultural.

         Assim, entende-se que a participação dos alunos neste projeto possa contribuir para o seu envolvimento consciente de seus limites e potencialidades para que venha  trabalhar a cultura corporal em sua intencionalidade, historicidade, sentido, significado e as implicações formativas dos conteúdos estruturantes da Educação Física Escolar, fazendo com que a autônomia, a criatividade, a comunicação e a cooperação do educando seja incentivada tornando-o sujeito do seu processo de aprendizagem.

         O quadro de discentes da Escola Estadual Tarquinio Santos é formado por alunos oriundos da classe média e baixa, aliada a essa realidade temos uma grande omissão no sentido da divulgação da cultura em nossa escola e em nossa comunidade, aliada ao desinteresse dos alunos em relação a manutenção de costumes tão importantes para as futuras gerações. Tais fatores colaboram para que esses jovens não tenham dito nenhum contato com a dança folclórica do Paraná que é uma forma de expressão cultural popular, rica e tecida de sentimentos, criatividade  e espontaneidade.

OBJETIVO GERAL: 

            Conhecer e valorizar as expressões folclóricas paranaenses, como forma de preservação do conhecimento popular abertura de um espaço cultural, representando significativamente a história desse  povo, bem como o resgate da identidade cultural do educando, possibilitando o surgimento de experiências e vivências significativas para o mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Resgatar o valor do folclore paranaense, através de pesquisa e manifestaçães culturais;
  • Possibilitar aos alunos novas aprendizagens significativas sobre o folclore paranaense, através da vivência das danças regionais;
  • Criar um espaço cultural específico para a demonstração e valorização da dança na escola.
  • Promover apresentações artísticas e culturais na escola e em outras instituíções;
  • Aumentar a auto-estima, a capacidade de superação de limites e das diferenças corporais dos alunos envolvidos.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS:

        O projeto estará apoiado na pesquisa científica em bibliografia diversificada (livros, revistas, sites especializados e material de apoio).

RESULTADOS ESPERADOS: 

        Espera-se que os alunos conheçam e valorizem o folclore paranaense através da formação de coreografias típicas, visto que a dança vem sendo trabalhado de forma descontextualizada, com bem cita o autor: "A dança, na escola, assume as características mais tradicionais da disciplina de Educação Física, fazendo-se apenas reproduções de movimentos rítmicos. Em geral, o professor escolhe uma música, elabora uma sequência coreográfica de acordo com uma data festiva vigente e os alunos, todos iguais, copiam a movimentação” (EHRENBERG, 2003 apud EHRENBERG & GALLARDO, 2005, p. 123)

        

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

        Aulas teóricas através de pesquisa diversificada sobre o tema e práticas através da formação de coreografias e apresentações artísticas na escola e na comunidade.

RECURSOS MATERIAIS:

  • Livros, revistas e material de apoio;
  • Aparelho de som e dvd;
  • Recursos tecnológicos (computador);
  • Sala de aula.

RECURSOS HUMANOS: 

  • Alunos
  • Professora

IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DO LOCAL:         

        Sala de aula da referida escola, sem carteiras e com aparelho de som.

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO: 

        O projeto será desenvolvido durante o ano de 2011, seguindo o calendário da escola,  em 4 horas semanais, dividas em dois dias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com