TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança nas Aulas de Educação Física com enfoque em ballet para alunos do ensino fundamental do sexo masculin

Por:   •  16/10/2019  •  Artigo  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

        A linha de pesquisa escolhida para desenvolver esse Projeto de Ensino consistiu em Esportes e Dança. A escolha por tal, fundamentou-se pela necessidade de se pensar a dança como um instrumento pedagógico que é pouco abordado no campo da Educação Física. Ao passo que se dialogar sobre a dança, procura-se por outras formas pedagógicas de lidar com a disciplina em questão, principalmente, quando se olha para tal matéria e se tem a percepção de que o campo da dança ainda um tanto escasso.

Tendo ciência de que a escola consiste em um espaço de formação e construção social, seria correto afirmar que é por meio dela que se estabelece questões voltadas para o desenvolvimento do sujeito, tanto com relação as questões acadêmicas como também os processos de socialização. Nesse sentindo, ao se trazer o Ballet para as aulas de Educação Física condiz com as reflexões em torno dos aspectos referentes também a construção social que durante algum tempo relacionou essa modalidade de dança apenas ao gênero feminino.

Ao se tecer considerações sobre a disciplina de Educação Física, nota-se que, em certos casos, esse campo do conhecimento humano é limitado apenas a práticas escassas de esportes – em sua maioria consiste em modalidades que procuram desenvolver e reproduzir os estereótipos de gênero, tais quais: futebol relacionado ao masculino e dança ao feminino –; a questão consiste no fato de que esse tipo de aula acaba limitando tanto a aprendizagem do aluno como também demarcando as aulas em conceitos construídos e acabados, que se esgotam em si.

Quando se coloca a questão da dança, nesse caso do Ballet, tem-se a possibilidade de romper com esse processo fragmentado e limitado quanto a reprodução de discursos ideológicos em torno da dança e do gênero. Dito isto, o objetivo desse estudo consiste em: Estabelecer o uso do Ballet como prática pedagógica nas aulas de Educação Física para alunos do gênero masculino no Ensino Fundamental.

A respeito de tal questão, destaca-se que o projeto se configura como uma forma de se pensar sobre o fato de modificar a dinâmica nas aulas de Educação Física e colocar em problematização o Ballet ao alcança dos alunos do gênero masculino. Logo, evidenciando esse tipo de dança como acessível aos estudantes e rompendo com a reprodução dos discursos ideológicos sobre as questões de gênero.

  1. TEMA DO PROJETO

Dentro de tal perspectiva, a temática abordada nesse Projeto consiste no Ballet, como modalidade de dança, para as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, tendo como ponto de foco o trabalho com sujeitos do gênero masculino. É fato que durante muito tempo o Ballet teve – e ainda tem – uma construção social que é carregada de um discurso ideológico no qual apenas mulheres – ou o gênero feminino – podem praticá-la sem que existe aspectos como preconceitos, discriminação entre outros pontos.

        

  1. JUSTIFICATIVA

Seria correto afirmar que a importância desse estudo reside no fato de se conseguir, dentro do próprio espaço escolar – como também acadêmico – repensar a questão da dança, nesse caso do Ballet – e o modo como as questões de gênero precisam ser descontruídas quanto ao Ballet. Portanto, trazendo tal modalidade para o campo de discussão social e acadêmica e rompendo com os paradigmas que alicerçam os preconceitos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (PCN-BRASIL, 1997), estabelece a necessidade de se trabalhar com a dança em sala de aula, pois, compreende-a como uma forma de representação cultura. Observando os PCNs de forma analítica, percebe-se que neles encontram-se alicerçados a questão da necessidade de não se limitar a Educação Física apenas a práticas esportivas que se esvaziam em si. O objetivo de tal disciplina consiste em levar o aluno a desenvolver as potencialidades do próprio corpo, logo, o Ballet apresenta-se como um mecanismo dinâmico e diferenciado que oferta aos alunos esses aprendizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com