TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  25/9/2019  •  Artigo  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO DE ENSINO

1 OBJETIVO (PARA QUE VOU ENSINAR)

É como um desejo, é uma antecipação daquilo que você quer que aconteça.

O objetivo educacional deve:

  • Especificar o que é de fundamental a ser assimilado pelo aluno;
  • Ser expresso com clareza evitando ambiguidades;
  • Ser estabelecido em função do aluno e não do professor;
  • Indicar o que se espera do aluno, isto é, se espera que o aluno vá compreender, desenvolver, realizar, memorizar.

  1. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

 

Os objetivos gerais trabalham com propósitos mais amplos e definem em linhas gerais, as perspectivas da prática educativa para o ano letivo ou semestre. É a meta a ser alcançada no final do processo de ensino aprendizagem. Na elaboração do objetivo geral são usados verbos que detêm conceitos mais amplos e mais distantes do momento inicial que se encontra o aluno no processo.

  • Exemplo: Conhecer o handebol a partir de seus aspectos histórico-teóricos e técnico-táticos, evidenciando a sua contribuição para a cultura do movimento humano e a sua aplicabilidade como conteúdo da educação Física Escolar.

Os objetivos específicos antecipam resultados a serem alcançados em uma aula ou unidade. É o que se pretende que os alunos aprendam ao término daquela aula ou conteúdo. Na sua formulação usam-se verbos que tem estreita relação com o conteúdo e os critérios da avaliação do planejamento.

  • Exemplo: Compreender as diversas trajetórias da bola, a partir do passe de ombro do handebol.

Os objetivos específicos podem ser subdivididos em três domínios:

  • Conceituais: estimulam o ato de pensar; aprender a compreender.[pic 1]
  • Procedimentais: aprender pela ação, refletindo sobre a prática na prática.
  • Atitudinais: motivam as relações entre as pessoas e a construção do conhecimento com base em atitudes, normas e valores.

Exemplos:

Objetivo conceitual: Conhecer as diferentes partes do seu corpo.

Objetivo procedimental: Participar das atividades propostas.

Objetivo atitudinal: Respeitar os colegas.

2 CONTEÚDOS (O QUE VOU ENSINAR)

São os conhecimentos que serão trabalhados e construídos ao longo de um período escolar, respeitando as capacidades motoras, cognitivas e socioafetivas correspondentes à faixa etária do aluno. De acordo com o senso comum conteúdo é a matéria a ser passada para o aluno no momento da aula. Assim como os objetivos, os conteúdos também são classificados de acordo com os domínios conceitual, procedimental e atitudinal.

Categorias de conteúdos

  • Conceitual (saber por quê está fazendo, fatos, conceitos e princípios)
  • Procedimental (ligados ao fazer, articulação entre o aprender a fazer)
  • Atitudinal (como relacionar-se neste fazer, normas, valores e atitudes).

2.1 Critérios de seleção e organização dos conteúdos no PCN

• Relevância social: Foram selecionadas práticas da cultura corporal que têm presença marcante na sociedade brasileira, cuja aprendizagem favorece a ampliação das capacidades de interação sociocultural, o usufruto das possibilidades de lazer, a promoção e a manutenção da saúde pessoal e coletiva.

• Características dos alunos: Considera as diferenças regionais e as possibilidades de aprendizagem dos alunos nesta etapa da escolaridade.

• Características da própria área (EF): Os conteúdos são um recorte possível da enorme gama de conhecimentos que vêm sendo produzidos sobre a cultura corporal e estão incorporados pela Educação Física.

2.2 Blocos de conteúdos no PCN de Educação Física do Ensino Fundamental

Os conteúdos estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental.

  • Esportes, jogos, lutas e ginásticas,
  • Atividades rítmicas e expressivas
  • Conhecimentos sobre o corpo

BLOCO: Conhecimentos sobre o corpo

Para se conhecer o corpo abordam-se os conhecimentos anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e bioquímicos que capacitam a análise crítica dos programas de atividade física e o estabelecimento de critérios para julgamento, escolha e realização que regulem as próprias atividades corporais saudáveis, seja no trabalho ou no lazer.

Os conhecimentos de anatomia referem-se principalmente à estrutura muscular e óssea e são abordados sob o enfoque da percepção do próprio corpo, sentindo e compreendendo, por exemplo, os ossos e os músculos envolvidos nos diferentes movimentos e posições, em situações de relaxamento e tensão.

Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos para compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem a longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória, aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade e diminuição de tecido adiposo).

A bioquímica abordará conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos metabólicos de produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos. Biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam, principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como, por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos.

BLOCO: Esportes, Jogos, Lutas e Ginásticas

Esportes: práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional. Manifesta-se da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com