TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  3/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Um tema bastante presente na atualidade e pertinente à prática educativa é a presença e dominância do uso dos jogos eletrônicos por crianças cada vez mais novas, com o consentimento dos pais. Essa utilização sem limite no uso das tecnologias tem refletido negativamente no comportamento das crianças, além do pensamento e comportamento acelerados.  A Educação Física Escolar pode oferecer a prática de diversas alternativas corporais para buscar a saúde e promover uma cultura ativa nas escolas. Uma dessas alternativas é a Yoga.

Yoga quer dizer união. Yoga não é religião: é uma ciência que carrega em si uma cultura de paz para todos os povos. A educação atual das crianças nas escolas ensina as noções básicas de higiene diária do corpo para a manutenção da saúde. Por que não deveríamos nos preocupar também em ensinar às crianças e aos jovens uma técnica que os permite limpar suas toxinas mentais diariamente? Qual é o recurso que a sociedade “moderna” tem oferecido para tentar controlar artificialmente a agitação das crianças nas escolas? Medicalização de crianças e jovens. O uso de medicamentos para “acalmar” as crianças está sendo utilizado de forma indiscriminada, sem cuidado, em escolas públicas e particulares, ao invés do ensino de técnicas de harmonização como a ciência da Yoga propõe.

Por que Yoga nas escolas? Disponível em: http://www.culturadapaz.com.br/yoga-nas-escolas/. Acesso em: 21 mar. 2019.

Considerando a discussão acima, aponte os possíveis desafios enfrentados caso professores de Educação Física tentem trabalhar em escolas com as práticas corporais alternativas, como Yoga, Tai Chi Chuan e Shiatsu por exemplo, em busca do desenvolvimento físico, mental e social das crianças. Além disso, aponte também as possíveis contribuições dessa prática para as crianças (Ensino Fundamental - Anos Iniciais).

Os desafios em que se esbarra a introdução da Yoga nas aulas de Educação Física é sem sombra de dúvidas a visão do que seja o Yoga frente aos conceitos e dogmas religiosos, bem como, a resistência em se conectar com outras culturas através de algumas práticas pouco aceitáveis em função da preconceituosa e limitada visão pragmática das coisas pertencentes a outros povos, tais práticas refletem diretamente nas crianças e jovens. A Yoga pode ser praticada por todos que acreditam na paz, no amor e na tolerância. A introdução da Yoga nas aulas de Educação Física escolar é uma proposta pertinente para os dias atuais, visto que vivemos num mundo globalizado, informatizado e agitado, tais mudanças decorrente dessa nova era geraram crianças e jovens ansiosos, estressados, distraídos, inertes, descontrolados no campo da emoção, ou seja, podemos considerar o Yoga um recurso de grande relevância nas aulas de Educação Física, pois com sua pratica é possível ter melhoramento físico e mental, melhoramento da posturas, do controle da respiração, podemos através dele melhorar integração, promover o bem-estar, a conexão com nós mesmo através da harmonização interior e harmonização com o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (144.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com