TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTA

Por:   •  16/11/2022  •  Artigo  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE DE PARAÍSO DO NORTE - FAPAN      INSTITUTO BRASILEIRO DE FORMAÇAO - IBF

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NOME COMPLETO: GUIMARÃES JOSÉ DA SILVA

TEMA: EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTA

NOME DO CURSO: DOCÊNCIA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CONFRESA – MT

2020

[pic 2]

[pic 3]

INFORMAÇÕES PESSOAIS

NOME DO ALUNO

ENDEREÇO

CONTATO

OBSERVAÇÃO

GUIMARÃES José da Silva

Rua José SIELSKJ, 380

Bairro:  Vila 200,

Cidade: Confresa – MT

CEP: 78652000

kamilinha_mila110@hotmail.com

66984198356


[pic 4]

     TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO E APROVAÇÃO

GUIMARÃES JOSÉ DA SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autorizo que o presente artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da FAPAN – Faculdade de Paraíso do Norte, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Docência no ensino em Educação Física, e aprovado pelos professores responsáveis pela orientação e sua aprovação, seja utilizado para pesquisas acadêmicas de outros participantes deste ou de outros cursos, afim de aprimorar o ambiente acadêmico e a discussão entorno das temáticas aqui propostas.  

TÍTULO: EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTOR: KAMILA LOYANE BARREIRA TAVARES

ORIENTADOR: Prof. Especialista Adival José Reinert Junior

RESUMO

O objetivo deste estudo foi verificar a possibilidade de inserção do professor (a) de educação física na educação infantil. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. A partir das categorias: movimento, afetividade e interação ressaltamos a importância deste profissional no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Buscou-se, ainda, compreender sua relevância para a primeira infância bem como o papel desta disciplina traduzida em cultura corporal neste âmbito escolar.

Palavras-chave: Educação física; Pedagogia; Educação infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Física; Educação; Infantil; Fundamental.


1 INTRODUÇÃO

Neste projeto, será abordado para fins de estudo perfil do educando da Educação Infantil e como este realiza o seu desenvolvimento cognitivo na busca de entender o funcionamento de sua realidade e qual o papel da disciplina de Educação Física neste contexto escolarizado. Além da Educação Infantil, também apresentaremos a continuidade desde desenvolvimento no Ensino Fundamental.

Nestes dois níveis de Educação Básica, a disciplina de Educação Física também necessita de uma organização curricular a fim de realizar uma sistematização dos saberes a serem ensinados e aprendidos, para que os sujeitos possam compreender o movimento culturalmente construído.

Cabe ressaltar que as questões relativas ao perfil dos estudantes destes dois níveis de ensino na Educação Básica estão estreitamente atreladas com a proposta pedagógica que a escola adota. Somos sabedores que a disciplina de Educação Física deve estar adequada a tal proposta, sendo assim, faremos uma reflexão de uma abordagem crítica, pois esta forma de pensar o desenvolvimento cognitivo do sujeito é o que mais encontramos nos projetos pedagógicos das escolas.


2 EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

A educação Física no contexto escolar brasileiro já atendeu a vários propósitos do governo vigente em sua história. Na penúltima Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 5692/71), a função desta na escola era de ser uma área de atividades. Tal função apresentava a Educação Física deslocada de uma função educativa, nesta forma de entendimento várias abordagens foram utilizadas pelos docentes e a que mais se cristalizo, sem dúvida, foi o tecnicismo.

Tal abordagem apresenta como seu campo de conhecimento o esporte e as modalidades esportivas como os conteúdos a serem ensinados para o alunado. O ensino advindo era eminentemente técnico, ou seja, os educados deveriam aprender as técnicas dos fundamentos das modalidades estudadas e estes eram avaliados pelo desempenho atlético apresentado em aulas ou no momento de avaliação.

Esta forma de pensar a função da Educação Física na escola ainda está muito arraigada no imaginário da sociedade. É comum ouvirmos as pessoas dizerem que aula de Educação Física é um momento de jogar algum esporte. Diante de uma nova concepção desta área na escola, no cabe um questionamento: qual a função da Educação Física no contexto escolar?

Para dar conta de responder a esta questão, que a princípio nos parece simples – mas não é-, demos, primeiros, verificar a lei que rege a Educação Básica atualmente, Hoje, a LDBEN nº 9394/96 é a lei que determina como devemos proceder nas ações de ensino e estruturação do currículo nas escolas. Com relação à Educação Física, a lei apresenta que esta deve estar adequada proposta pedagógica da escola, que é um componente curricular obrigatório e que ela deve adequar seus saberes como o nível de desenvolvimento (cognitivo) dos estudantes.

É na escola que a criança sofre seu primeiro impacto físico-emocional, pois até então sua vida era exclusivamente dedicada aos brinquedos e ao ambiente familiar. Nesta fase, portanto, a Ed. física detém séria responsabilidade, deve proporcionar a criança oportunidades de desenvolver a confiança em si mesma, a compreensão do ambiente e a capacidade de comunicação. (ALBUQUERQUE, 2008, P.15)

A partir deste pensamento iniciamos nossas reflexões sobre o papel do professor (a) de ed. física que irá trabalhar com este público específico, crianças da educação infantil abordando aspectos da sua responsabilidade, conhecimentos, experiência, afinidade, entre outros, por entendermos que não basta somente ao professor ser um transmissor de gestos técnicos, um recreacionista ou um disciplinário. Na minha modesta experiência como professor na Ed. infantil deparei com questões que vão muito além de embasamentos teóricos, pedagógicos e filosóficos, questões que repassam muito pelo caráter deste profissional, que por muitas vezes tem que ser sensível, amoroso e dedicado. Saber entender os problemas de seus alunos, sejam emocionais ou psicológicos, interpretá-los e contextualizá-los dentro das aulas, para que este aluno não se sinta excluído e desmotivado. O papel da Educação Física no processo educativo é auxiliar no desenvolvimento da personalidade do indivíduo como um ser social, contribuir para a aquisição de novas habilidades, fazê-lo reconhecer as suas potencialidades físicas, para isto o professor especialista precisa estar embasado teoricamente e ciente de tamanha responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com