TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA, O LÚDICO E A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTAS NA INICIAÇÃO AO TÊNIS DE CAMPO NA INFÂNCIA

Por:   •  9/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.923 Palavras (24 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 24

A EDUCAÇÃO FÍSICA, O LÚDICO E A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTAS NA INICIAÇÃO AO TÊNIS DE CAMPO NA INFÂNCIA[a][pic 1]

ASSIS, Sarah Raquel Alves Paula de[1]

RU: 1675272

RESUMO:

Este artigo tem como finalidade apresentar um estudo e revisão da literatura relacionada à educação física, o lúdico e a psicomotricidade como importantes ferramentas na iniciação esportiva do tênis de campo junto de crianças de 08 (oito) a 12 (doze) anos de idade. Tem como objetivo geral: Analisar a importância do lúdico e da psicomotricidade como influência na iniciação da modalidade esportiva do tênis de campo para crianças. Como resultados de uma intervenção pedagógica no desenvolvimento da educação física observou-se a utilização do lúdico e da psicomotricidade e sua identidade com o processo de ensino e aprendizagem, por meio de adaptações nos materiais e o papel central desempenhado pelo aluno, que permite a aplicação de uma metodologia com resultados expressivos no desenvolvimento das atividades relacionadas ao tênis de campo com as crianças. [b]

PALAVRAS-CHAVE:         Aprendizagem. Educação Física. Lúdico. Psicomotricidade. Tênis de campo.

  1. INTRODUÇÃO

A educação física nos últimos tempos busca adaptar-se às condições identificadas com a evolução da aprendizagem, incorporando práticas pedagógicas que proporcionam ao aluno sentir-se atraído pelo conhecimento.

Desta forma aqui abordamos a modalidade esportiva do tênis que no Brasil tem ocorrido prioritariamente utilizando-se de metodologias tradicionais e tecnicistas, utilizando-se de metodologias que abrem mão dos aspectos lúdicos do esporte, em prol do desenvolvimento de uma técnica considerada “perfeita”, baseando-se em exercícios descontextualizados e fundamentados em um elevado número de repetições, tendo como referencial os padrões técnicos apresentados pelos atletas de sucesso.

Esses métodos podem não ser tão atrativos pra crianças, pois determina a exclusão dos indivíduos que apresentam menor habilidade, o que vem ocasionar e imprimir a desmotivação que corta a ligação de interesse do aluno e, portanto, o desprezo pelo esporte já que esta modalidade exige um tempo demasiado longo para se dominar efetivamente os gestos técnicos exigidos para sua prática.

Muitos são os debates que contribuem positivamente para o desenvolvimento de uma metodologia pedagógica relacionada à iniciação esportiva. Este trabalho procura apresentar e discutir a aplicação de um método relacionado ao ensino do tênis de campo com uma abordagem lúdica destinada às crianças na disciplina de educação física.

Destaca-se o lúdico e a psicomotricidade na valorização do ensino aprendizagem que facilita a compreensão das técnicas do esporte de uma forma leve e atrativa onde se possa sentir envolvido e motivado para a prática do esporte.

A utilização de jogos lúdicos à luz da pedagogia na iniciação do tênis para crianças amplia os debates quanto aos jogos esportivos individuais como o tênis contribuindo para a modificação do panorama atual em nosso país, identificado com uma metodologia essencialmente técnica que exige muito de seus praticantes.

As relações coletivas, ou seja, em grupos e a iniciação como introdução do jogo de forma lúdica voltada a psicomotricidade, possibilita a consciência das próprias forças físicas e morais desenvolvendo as competências técnicas, sociais e comunicativas, como elementos essenciais para o processo de desenvolvimento individual e social da criança.

Como questionamento que identificou a realização deste trabalho fica destacado: Qual a importância do lúdico e da psicomotricidade como influência na iniciação da modalidade esportiva do tênis de campo para crianças?

Este trabalho tem como objetivo geral: Analisar a importância do lúdico e da psicomotricidade como influência na iniciação da modalidade esportiva do tênis de campo para crianças no ensino da disciplina de educação física.

Seus objetivos específicos estão assim distribuídos: Avaliar a educação física como disciplina aplicada; Identificar o lúdico e atividades lúdicas; Investigar a psicomotricidade e a aprendizagem; Descrever a utilização do lúdico na iniciação e evolução do ensino do tênis de campo para crianças de 08 (oito) a 12 (doze) anos de idade - O jogo como ferramenta na iniciação do tênis para crianças - Os benefícios do jogo na iniciação ao tênis - Como o jogo pode ajudar na técnica das crianças na modalidade tênis.

No desenvolvimento da disciplina educação física, podem ser considerados os mais variados motivos que conduzem ao incremento da prática pedagógica que valoriza o ensino e aprendizagem no atendimento das necessidades da criança em sua totalidade.

Busca-se apresentar para a comunidade acadêmica a relevância e importância de uma revisão bibliográfica, tendo como referência a educação física, o lúdico e a psicomotricidade como ferramentas na iniciação ao tênis de campo na infância.

O procedimento metodológico e a técnica de pesquisa bibliográfica utilizada no desenvolvimento deste trabalho têm por base uma revisão da literatura, temática e teórica na busca de informações em materiais disponibilizados na literatura pertinente, em: livros, artigos científicos, revistas, jornais, sites da internet, entre outros.

  1. A EDUCAÇÃO FÍSICA, O LÚDICO E A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTAS NA INICIAÇÃO AO TÊNIS DE CAMPO NA INFÃNCIA

A teoria aqui apresentada destaca a educação física o lúdico e a psicomotricidade como ferramentas para a iniciação da modalidade tênis de campo com criança. Destaca a importância de um trabalho voltado ao desenvolvimento integral da criança.

Na construção da temática e da teoria devidamente embasadas e referenciadas, destacaram-se os seguintes assuntos: A educação física como disciplina aplicada; O lúdico e atividades lúdicas; A psicomotricidade e a aprendizagem; A utilização do lúdico na iniciação e evolução do ensino do tênis de campo para crianças - O jogo como ferramenta na iniciação do tênis para crianças - Os benefícios do jogo na iniciação ao tênis - Como o jogo pode ajudar na técnica das crianças na modalidade tênis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (171.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com