TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  21/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1

 INTRODUÇÃO        3

2 A DIFERENÇA DA CONCEPÇÃO CRÍTICA E POSITIVA DA ESCOLA E A CONCPÇÃO DO AUTOR         4

3 IMPORTÂNCIA DO ACESSO A CULTURA NA ESCOLA E COMO ELA E AS DIVERSAS DISCIPLINAS PODEM OFERECER ESTE ACESSO..............................5  

4 DE QUE FORMA A ESCOLA PODE SER ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ....6

5 AS ESCOLAS DE SUA REGIÃO E O ACESSO À CULTURA        7

6 A FORMAÇÃO DA CIDANIA É UMA REALIDADE DENTRO DAS ESCOLAS DA MINHA REGIÃO..........................................................................................................8

7 CONCLUSAO ..........................................................................................................9

8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10



1 INTRODUÇÃO

Inicialmente vamos estabelecer uma dialética sobre função social da escola, e importância do acesso à cultura e como diversidade das disciplinas ajuda a oferecer este acesso.

Em uma linha imaginária do tempo, podemos traçar algumas mudanças no meio acadêmico  que foram que refletem a necessidade de ativar essa função social da escola na formação do aluno, pois é extrema importância se relacionar com as pessoas.

Sendo assim no presente estudo irá estudar as dificuldades e o comportamento das escolas nesse contexto, pois a educação caminha a passos lentos no alcance de uma educação de qualidade e igualitária a todos, mesmo com diferentes alunos e formas de ensino que ainda perpetuam dentro dos espaços escolares e que deveriam já estar eliminadas da sua realidade.


  1. A DIFERENÇA DA CONCEPÇÃO CRÍTICA E POSITIVA DA ESCOLA E A CONCEPÇÃO DO AUTOR

A concepção critica abordada é que devido acesso generalizado à escola fundamental trouxe alguns problemas, que por causa da ampliação rápida da quantidade de alunos não teve uma politica educacional que realmente privilegiasse a qualidade de ensino. Podemos ressaltar que uma concepção positiva é que a universalização permitiu que as crianças que antes eram excluídas por mecanismos de seletividade passassem a frequentar a escola, porém isso também trouxe consequências assim aflorou os problemas da seletividade escolar e passou ser uma preocupação dos gestores escolas publicas, estudiosos e pesquisadores da educação nacional.

É de grande importância citar que de forma em geral tem se permanecido encoberto que hoje muitos alunos com necessidades especiais frequentam ensino regular, mas praticamente nada aprendem. A quantidade de analfabetos funcionais é a comprovação mais evidente desse processo.

Segundo Bueno 2001 p. 101 o artigo procura estabelecer reflexões criticas a respeito das instituições escolares que tem pôr obrigação constitucional oferecerem formação básica a todos os cidadãos, isto é, escola publica de ensino fundamental.


  1. IMPORTÂNCIA DO ACESSO A CULTURA NA ESCOLA E COMO ELA E AS DIVERSAS DISCIPLINAS PODEM OFERECER ESTE ACESSO

À escola foi delegada a função de formação das novas gerações em termos de acesso á cultura socialmente valorizada, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social sendo muito importante para a identificação pessoal, que influencia muito na maneira de perceber a sua volta e o sentido da coletividade. Tendo também de ser trabalhada e incentivada com liberdade e seriedade desde cedo em sala de aula mantendo um espaço em toda escola.

Para a obtenção de êxito na formação do cidadão tem que haver um comprometimento de ensino dentro e fora das unidades escolares criando uma parceria da família com a escola. Os professores devem ser bem preparados para ensinarem com mais qualidade passando para os alunos que o ambiente escolar é um espaço que tem muito a oferecer no aprendizado de forma a ajudar na atuação deles na sociedade.

A escola é um lugar onde diversidade mora, tornando-se lugar propicio para tal influencia e estudo, ali é estudado varias disciplinas cada uma oferecendo sua contribuição a cultura dos alunos, como historia, geografia, português, matemática e ciências com aprendizados vem a cultura da matéria, formação do professor que influencia e ensina os alunos , escola é lugar aberto para diferenças e mistura de culturas hoje apresentada vida real. Quando se estuda determinada matéria em sala de aula muitos e pelo conhecimento cultural se destaca, outros têm oportunidade de aprendizagem com cultura dos amigos. Essa comunicação e aprendizagem dessas matérias fazem com que as diversas disciplinas agrega valores e oferecem cultura aos  alunos .


  1. DE QUE FORMA A ESCOLA PODE SER ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÂ

Antes de ensinarmos precisamos aprender, assim antes da escola ser esse espaço de formação cidadã, podemos começar pelos bastidores, ou seja,  os professores coordenadores diretores da educação de forma geral devem viver e ter essa formação cidadã , pois escola não ensina  com apenas livros quadros , mais sim com exemplo ,  e neste caso colocamos em evidencia  em geral de uma escola.

Portanto podemos dizer que escola pode ser espaço de formação de cidadãos quando ela tem pessoas que vivem essa realidade, pois assim vão conseguir transferir aos alunos essa importância de ser cidadão.

Escola assume o compromisso de capacitar os indivíduos para serem cidadãos ensinam a respeitar a liberdade do outro, os direitos individuais, a defesa dos interesses sociais e os valores culturais. É importante, ainda, que a escola trabalhe com o aluno o respeito à cultura do outro, às diferenças, em termos de necessidades, opções e características dos sujeitos educação é a porta para a cidadania e para a vida e esse é o papel da escola como uma instituição, educar, preparar e formar os alunos para serem cidadãos reconhecendo os seus direitos e suas responsabilidades, tendo assim pessoas preparadas para o convívio em sociedade. Sempre voltada para a construção de valores educativos e morais de cidadãos e cidadãs autônomos, a educação busca maneiras de conscientizar esses indivíduos a inclusão que é a qualidade para todos com ou sem deficiência resultando no bem-estar pessoal e coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com