TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida Na Educação Inclusiva

Dissertações: Qualidade De Vida Na Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Com o intuito de ampliar os conhecimentos dos profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especial “Luz da Vida” localizado no município de Jaguaré, Espírito Santo sobre a qualidade de vida na educação inclusiva, esse estudo conceituou a qualidade de vida, a educação, a educação inclusiva, a saúde, assim como abordou os principais assuntos relativos ao processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando as necessidades humanas em hierarquia, a pirâmide de Maslow foi utilizada como referência para um melhor consenso sobre qualidade de vida. Sobre a educação, um panorama decenal anterior e posterior é demonstrado seguindo as metas alcançadas no período de 2001 a 2010 e as estratégias traçadas para o período de 2011 a 2020. Autores consagrados como Piaget e Vygotsky foram utilizados como fundamentais para uma abordagem construtivista na educação atual brasileira. Por meio do conhecimento é possível alcançar com maior facilidade os objetivos propostos. Os assuntos relativos à qualidade de vida na educação inclusiva foram abordados em uma palestra que segundo os presentes, atendeu às expectativas referentes às dúvidas.

Palavras Chaves: Qualidade de vida, Educação, Educação inclusiva, Saúde, Ensino-aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Esse estudo foi desenvolvido para atender aos profissionais que atuam na educação inclusiva no CAEE “Luz da Vida” com os conhecimentos necessários e referentes à qualidade de vida.

Os conhecimentos que norteiam o tema qualidade de vida na educação inclusiva podem refletir na melhor compreensão e busca de ações necessárias para que realmente se alcance a qualidade de vida.

O estudo atendeu aos questionamentos descritos pelos funcionários do CAEE “Luz da Vida” que nortearam os assuntos abordados em uma palestra os quais foram: a participação da família na educação; o tempo insuficiente para o alcance dos objetivos; os graves comprometimentos psicomotores; as diferenças; as potencialidades; os direitos educacionais.

A palestra atendeu de forma ampla aos temas, pois o intuito não era apresentar um modelo de trabalho pronto e sim o consenso de como melhorar a qualidade de vida através do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com