TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO EM SALA COM BASE NOS CONHECIMENTOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  12/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

Bruno Rian Gomes de Souza

ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO EM SALA COM BASE NOS CONHECIMENTOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (A): Viviane da Costa Lopes

Polo: Ourém-PA

INTRODUÇÃO:

Este relatório aqui referido apresenta proposta prática como Componente Curricular

OBJETIVO: Este trabalho tem como pretensão observar a relação professor-aluno dentro do espaço de aprendizagem que como consequência beneficia ambos, além de analisar a didática do professor utilizando todo apoio e material dado para fins de estudo abrangendo a Filosofia da Educação.

ENTREVISTA:

1- No seu ponto de vista, o que é ensinar?

R: Ensinar vai muito além de apenas entrar na sala de aula e dar o conteúdo para os alunos, ensinar é mostrar que novas portas podem ser abertas como por exemplo: Um novo hobbie, ensinar é mostrar que podemos sair da nossa zona de conforto e eliminar a preguiça intelectual com trabalho lúdico.

2- Como você trabalha os conteúdos impostos?

R: Tento trabalhar os conteúdos de uma forma não pesarosa, já que os respectivos estão na transição criança-pré adolescente, a gente nota como as coisas divertidas pra eles hoje são diferentes de antigamente, e até mesmo a criação. Então tento impor disciplina ao mesmo tempo que distribuo afeto, afinal, a criança tem que ter um incentivador para se sentir importante, sentir que pode fazer qualquer coisa que esteja ao seu alcance. Quando não encontra na família, a maioria dos professores por dizer assim, se sentem na obrigação de dar o que a família não proporciona, no fundo nós sabemos que nessa fase em que a criança está formando a personalidade é que podem ser introduzidas coisas boas e ruins.

3- Você se baseia em algum método teórico? Se sim, qual? E como você trabalha ele em sala de aula?

Não tem um método específico que eu use para que as crianças aprendam, mas sempre ressalto que é importante introduzir de forma concreta e lúdica na mente da criança que, o fato de estar aprendendo não é um castigo e nenhum tipo de punição.

4- Como é a relação das crianças em sala de aula? E como os conflitos são trabalhados?

Sempre tem as briguinhas por conta de algo bobo, o importante mesmo é ficar de olho para que eu consiga ver até que ponto é algo bobo, e não que esteja realmente prejudicando a criança de alguma forma, para não evoluir para um caso de bullying por exemplo, é importante notar o comportamento de cada um e saber aconselhar da melhor forma como o problema entre ela e o amiguinho (a) podem ser resolvidos.

CONCLUSÃO: Durante a observação em sala de aula é possível notar como cada criança vive sua realidade de modo diferente e de como pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com