TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONOMIA E GINÁSTICA CORPORAL

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

                 ERGONOMIA E GINÁSTICA CORPORAL

LUIS CLAUDIO DIAS LIMA-RA1168357

VITÓRIA-ES

2018

[pic 2]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

LUIS CLAUDIO DIAS LIMA-RA1168357

TRABALHO DE ERGONOMIA

Trabalho apresentado a Atividades Ergonomia e Ginástica Corporal, Docente Especialista ,  do Marilia de Carvalho Almeida no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

        VITÓRIA-ES

2018

        

INTRODUÇÃO

A atividade é uma exigência a disciplina  Ergonomia e Ginática Laboral, visando ilucidar o tema aos estudantes de Educação Física Bacharelado situados no 8° período do curso,matrículados pela instituição Clateriano.

Objetiva outrossim, fomentar  o interesse para a população em colocar na prática os apontamentos discutidos aqui para a higidez cognitiva, mental e física no ambiente de trabalho, nos lares, academias de ginásticas...

O trabalho terá uma abordagem de perguntas e respostas com figuras ilustrativas apenas para fins didáticos ( o que não fora cobrado no trabalho).

  1. De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.

Há três domínios que regem a ergonomia:

A Ergonomia física: domínio que contempla as características da anatomia humana, Antromometria, fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticas relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.

Exemplo: Um trabalhador que faz entregas é um exemplo claro deste viés da ergonomia. Como mostrado na figura abaixo.

[pic 3]

Ergonomia cognitiva: domínio que inclui os processos mentais, perceptivos memória, raciocínio. É cobrada uma resposta motora e interatividade do individuo... deve exercer a habilidade de tomadas de decisão e outras características que exigem do intelecto. Um exemplo disso são pessoas que ficam diante do computador no seu trabalho e quando possuem um cargo de chefia o estresse é ainda um agravante.

[pic 4]

Ergonomia organizacional: domínio que aborda a organização dos sistemas sócio-ténicos, abrangendo as estruturas  organizacionais, regras e processos. Exemplo são os indivíduos imbuídos de organizar projetos de trabalho, organização em grupo, projeto participativo, cultura da empresa... tudo isso visando uma gestão de qualidade. O que faz lembrar da famosa espinha de peixe muito usada nas organizações.

[pic 5]

  1. O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios?  Discorra sobre cada um deles.

Foi um período marcado pela revolução industrial, onde a tecnologia eglodiu (1960-1970)significativamente dando origem a maquinas pontencializadoras de trabalho usada nas produções provocando um aumento exarcerbado de trabalho desumano,mecanicista, sem quaisquer compromisso com as funções fisiológicas, mentais e físicas do trabalhador. Em suma: Totalmente desergonomico.

[pic 6][pic 7][pic 8]

Nessa época, surge, nos Estados Unidos, o movimento da administração científica que ficou conhecido como taylorismo, elaborado pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor (1879).

[pic 9]

  1. Na ergonomia foram desenvolvidas duas correntes que se complementam entre si, a Ergonomia anglo-saxônica de países da língua inglesa e a Ergonomia francofônica, de países de língua francesa. Descreva o que diferencia uma da outra.

Primeiramente é importante frisar que ambas se completam, nem tampouco contraditórias.

A anglo-saxõnica, de estirpe de língua  inglesa, conhecida como ergonomia física e a francofônica, oriunda de países de língua, notória como ergonomia cognitiva.

(Para entender o que significa a ergonomia física e cognitiva basta ler a resposta de número 1)

Algo interessante que estas duas vertentes comungam é que reprovam a adaptação do homem ao trabalho- fantástico.

  1. Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica do trabalho.

O protocolo de Análise Ergonômica do Trabalho propõe
uma avaliação geral do posto de trabalho, tendo por base a descrição cuidadosa e sistemática das tarefas e levando em consideração a opinião dos trabalhadores.

Conforme o manual de análise  ergonomica do posto de trabalho se processa nos seguintes  passos:

O analista delimita a tarefa a ser analisado;

A tarefa deve ser descrita;

O analista apresenta ao operador a descrição das tarefas, e em conjunto estudam da melhor forma possível disso ter uma proximidade plausível do trabalho real.

Resumindo, os liames que norteiam são: A interdisciplinaridade, análise de situações reais  e o envolvimento dos sujeitos.

 5) A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) permite identificar e ajustar as condições de trabalho que possam trazer prejuízos a saúde do trabalhador. Baseado no protocolo de identificação de fatores de riscos dos postos de trabalho, elaborada pelo grupo Ergo & Ação e SimuCad da UFSCAR, cite os itens que são analisados em uma situação de trabalho, e o que é recomendado em especial para os itens citados a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (492.7 Kb)   docx (323.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com