TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  26/9/2018  •  Dissertação  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Componentes: Isaac Schwab, Eduardo Da Silva, Allyson Gustavo, Matheus Andrade, Maria Amanda, Beatriz Silva, Helder Silva, Robert Lucas, Beatriz Silva.

Turma: 2.4206.2M

Trabalho Educação Física: Artigos 5 e 8

Natal-RN

2018

        

        Os artigos 8 e 5 da carta internacional da educação física, da atividade física e do esporte tratam sobre, respectivamente, da indispensabilidade de espaços, instalações e equipamentos adequados e seguros para a prática da educação física, da atividade física e do esporte de qualidade e do dever que as partes interessadas têm de assegurar que suas atividades sejam sustentáveis, econômica, social e ambientalmente.

        A estrutura desportiva no Brasil ainda se encontra de forma precária quando comparada à de países considerados desenvolvidos. O principal problema apontado é a falta de investimentos por parte do governo, em 2016, apenas 27% dos 5.570 municípios brasileiros tinham escolas com algum tipo de estrutura que proporciona a capacidade da prática de esportes.

        Porém, existem situações onde uma Brasil dá sim uma boa estrutura para seus atletas, como por exemplo a delegação de atletas brasileiros dos jogos olímpicos de inverno, que é pequena, pelo fato do nosso país ser bastante tropical, mas que supera essa dificuldade com vários treinamentos criativos que a ajuda a ter treinos satisfatórios até mesmo no sol quente.

        Quanto a sustentabilidade do esporte, normalmente apenas se pensa nela durante a realização de eventos esportivos, pois existe a possibilidade de uma construção sustentável, do estímulo ao uso do meio de transporte publico, a participação da comunidade local no evento e etc, mas a sustentabilidade no esporte tem muito mais formas do que essas, se tratando de clubes e confederações, essas instituições podem tomar atitudes como: análise de maturidade, adequação dos processos, mapeamento e gestão de stakeholders, treinamento, change management, etc. Porém, ao olhar para a situação dos clubes brasileiros, principalmente de futebol, vê-se que com dívidas milionárias e problemas de gestão e política é difícil investir        em sustentabilidade, sendo essa uma das principais razões que os clubes europeus ainda estão muito em nossa frente neste aspecto.

Fontes

http://www.sustentabilidadecorporativa.com/2010/12/sustentabilidade-como-um-de-modelo-de.html

https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/seis-em-dez-escolas-publicas-do-brasil-nao-tem-quadras-para-atividade-fisica-19871349

http://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,nos-tropicos-brasileiros-treinam-para-a-olimpiada-de-inverno,70002177903

http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,estrutura-esportiva-em-escolas-e-deficitaria-mostra-pesquisa-do-ibge,70001810580

        


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com