TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  7/11/2018  •  Monografia  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

   São na aula de Educação Física, que a criança tem a chance de se socializar com outras crianças através da recreação, jogos e brincadeiras dirigidas. Por isso a educação física tem a conjuntura de contribuir para que a criança ou adolescente desenvolva a autoconfiança interagindo com o grupo e também desenvolver habilidades motoras. È nela também que lidamos muitas vezes com o diferente, com as limitações fisicas e psiquicas nossa e do outro. Por isso, a importamcia do docente despertar essa percepção no aluno, para que ele leve para a vida o saber conviver e o saber respeitar a diversdade que faz parte da sociedade.

   O ensino é também de suma importância para o desenvolvimento integral do educando, princiapalmente nas séries inicias, atuando de maneira a incentivar as crianças a permanecerem ativas e praticarem exercícios nos anos escolares a também fora do meio escolar. A disciplina deve promover condições para que os alunos venham a provar, experimentar e vivenciar a mais diversificada quantidade de praticas corporal, esportes, lutas, brincadeiras, danças, para que encontre em alguma o prazer de praticá-la e que esta pratica esteja presente em sua vida após a fase escolar. Os alunos devem ser desafiados a entenderem que somente venceram quando estiverem se divertindo. A vitória não pode ser a condição para o divertimento. Caso o for, as atividades não são lúdicas. O divertimento deve estar presente no jogo e não no seu final (FALKENBACH, 2002).A mesma deve proporcionar um espaço dmocratico, adaptando as atividades a todos os alunos, possibilitando para que todos desenvolvam suas potencialidades, devendo considerar as caracteristicas dos discentes em todas as dimensões: cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, relação interpessoal, e inserção social.

   Uma situação problemática quanto à disciplina de Educação Física na escola é que, ao contrário das outras disciplinas, a mesma não segue com uma  sequência de conteúdos que acompanhe o desenvolvimento da atividade curricular do aluno nas diversas séries, provocando assim, que  ensino e objetivos sejam vivenciados por alunos de diferentes faixas etárias e séries.

   Outro fator relevante é sobre as condições que na maioria das escolas não são favoráveis para uma boa prática, porém não deve ser o motivo para não se desenvolver de forma eficaz, para isso, deve-se utilizar meios alternativos e metodologias que venham facilitar a aprendizagem. Neste contexto podemos afirmar que o professor-educador é aquele que proporciona aos alunos a possibilidade de se tornarem protagonistas em situações que favoreçam serem as peças principais no processo da aprendizagem. É preciso que o professor seja um facilitador e os alunos descobridores e construtores neste processo da busca do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com