TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  1/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

FUTEBOL

Não é certo onde foi inventado o futebol, no entanto, o futebol moderno foi criado na Inglaterra e é considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam nas mais variadas competições.

O Futebol “onze” é o mais famoso, jogado por homens e por mulheres. É um jogo de equipa, jogado entre duas equipas com 11 jogadores cada e uma equipa de arbitragem.

O objetivo do jogo é deslocar a bola através do campo e coloca-la dentro da baliza adversária, e esta ação designa-se por "golo".

A entidade reguladora do futebol "Onze" é a FIFA e existem várias regras para o cumprimento da "Lei", nomeadamente:

- Superficie do Jogo (terreno de jogo);

- Marcação do terreno (terreno rectangular e limitado por linhas, todas as dimensões têm regras);

- Cada equipa é composta por jogadores, dos quais um será o guarda-redes;

- Pode-se jogar a bola com todas as partes do corpo, exeto as mãos, ou seja, desde a mão até ao ombro. Ao guarda redes é permitido Tocar a bola com qualquer parte do corpo, enquanto acto de defesa, dentro da área de baliza

- o número de substiuições é de três jogadores por equipa, sendo que este numero pode variar noutras competições e deve estar expresso no regulamento dessa competição;

- qualquer jogador pode trocar de posição com o guarda-redes, desde que o árbitro seja previamento informado e a troca se efetue numa paragem de jogo;

- o equipamento deverá cumprir as regras do regulamento e as equipas usarão cores que as distingam entre si e tambem a equipa de arbitragem;

- as infracções das regras de jogo deverão ser sancionadas com uma advertencia, cartão amarelo ou vermelho, de acordo com a gravidade da falta cometida;

- relativamente aos pontos ganhos, se a equipa vencer conquista 3 pontos, se empatar conquista 1 ponto e se perder não conquista qualquer ponto.

GINASTICA DE APARELHOS

A ginástica desenvolveu-se a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga.

A ginástica envolve a pratica de uma serie de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora.

Existem vários tipos de modalidades de ginástica, nomeadamente:

- Ginástica artística;

- Ginástica ritmica;

- Trampolins;

- Ginástica acrobática;

- Ginástica aerobica;

- Ginástica geral.

Existe ainda a ginastica cerebral, que nasceu da necessidade de manter o cerebro constantemente exercitado.

ANDEBOL

Em fins do século passado, em 1890, o professor de ginástica Konrad Kech criou um jogo com características muito semelhante às do andebol.

É praticado num campo identico ao de um campo de futebol "onze" no entanto com dimensões mais reduzidas.

O objetivo do jogo é deslocar a bola através do campo e coloca-la dentro da baliza adversária, e esta ação designa-se por "golo"

Cada equipa poderá ter apenas 7 jogadores em campo e no minimo 5 jogadores, os restantes jogadores são suplentes, sendo que uma equipa é constituida no máximo por 14 jogadores.

Ao guarda redes é permitido Tocar a bola com qualquer parte do corpo, enquanto acto de defesa, dentro da área de baliza.

Ao manejar a bola é permitido lançar, agarrar, parar, empurrar ou bater a bola, usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos;

Segurar a bola por um máximo de 3 segundos, também quando está em contacto com o solo e dar um máximo de 3 passos com a bola;

Cada jogo será dirigido por dois árbitros com igual autoridade. Eles são assistidos por um cronometrista e um secretário.

Cada equipa tem o direito de solicitar um 1 minuto de tempo de paragem de equipa em cada uma das partes tempo regulamentar de jogo ( mas nunca em prolongamentos ).

PATINAGEM

A Federação de Patinagem de Portugal regula o Hoquei em Patins, Patinagem Artistica, Patinagem de Velocidade, e Hóquei em Linha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com