TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  23/11/2020  •  Dissertação  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................6

2. ATIVIDADES .......................................................................................................7

2.1. Atividade A – Conhecendo a realidade da empresa..................................7

2.2. Atividade B – Elaborando uma aula de ginástica laboral...........................8

2.3. Atividade C – Elaborando uma dinâmica para uma empresa....................9

2.4. Atividade D – Palestra sobre lazer...........................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................11

REFERÊNCIAS......................................................................................................12

APENDICE.............................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Não é novidade que os exercícios físicos fazem bem para a saúde no geral e ajudam a prevenir diversas doenças. E cada indivíduo pode e deve escolher as atividades físicas que mais se encaixam em seu perfil e o fazem experimentar a sensação de bem-estar em seus momentos de lazer. Quando falamos do âmbito profissional, é importante lembrar que os impactos negativos da rotina de trabalho, como a pressão e o estresse do dia a dia, podem gerar problemas físicos, psicológicos e sociais. Em contrapartida, a prática de exercícios físicos pode ser um fator que alivia essa tensão e contribui para o relaxamento.            

Logo, também é papel da empresa se preocupar com a segurança e a saúde de seus colaboradores. Pensando que um bom ambiente de trabalho e a qualidade de seus serviços são reflexos do perfil de seus trabalhadoresquanto mais saudáveis eles estiverem, mais produtivos serão.

ginástica laboral é a mais conhecida e simples. Um profissional vai até a empresa uma vez por semana e realiza uma série de exercícios que combinam alongamento, respiração, reeducação postural, controle e percepção corporal e compensação dos músculos.Outras companhias já estão pensando além e investindo em montar sua própria fitness room dentro do espaço da empresa para uso dos funcionários, com ou sem o acompanhamento de personal trainers.

Quando esses métodos não são viáveis, sua empresa pode motivar os funcionários por meio de informativos, palestras, workshops de saúde física e até mesmo organizando grupos de corrida após o expediente ou aos finais de semana, o que além de saúde acaba também promovendo o convívio social.


  1. ATIVIDADES

    2.1. Atividade A: Conhecendo a realidade da empresa

        Leia o manual para as instruções e crie um protocolo com as abordagens que você irá adotar para conhecer a realidade da empresa que você prestará serviço. Siga os passos de a) até f) do manual para orientar a criação de seu protocolo. Para a apresentação do texto do protocolo (normas ABNT), seguir esta formatação, preenchendo de 0,5 a 2 páginas por cada passo.

         2.2. Atividade B - Elaborando uma aula de ginástica laboral

         Análise conjunta com o Médico do Trabalho da Coordenadoria do Campus Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo para definir quais setores serão priorizados na implantação do Programa de Ginástica Laboral. • As unidades (Escolas / Faculdades) que se interessarem pelo Programa de Ginástica Laboral deverão solicitar junto ao Centro de Educação Física, Esportes e Recreação uma análise de viabilidade para implantação das aulas nos moldes do programa em sua unidade, caso seja possível, a solicitação será atendida, caso não, outras soluções serão oferecidas. • O cronograma das aulas será elaborado perante um estudo prévio das características (funções, ritmo, jornada de trabalho, pausas, turnos, ambiente físico, etc.) da rotina de trabalho de cada setor da instituição onde a Ginástica Laboral será implantada e da disponibilidade de horários dos Educadores Físicos.

.

   

 2.3. Atividade C - Elaborando uma dinâmica para uma empresa.

                Leia as instruções no manual e elabore um plano para as aulas de ginástica laboral para atender a demanda dos funcionários de uma empresa (dores nos braços, ombros e nas pernas) e o tempo disponível para a aula. Siga os passos 1 e 2 contidos no manual. Para a apresentação do texto (normas ABNT), seguir esta formatação, preenchendo de 0,5 a 2 páginas para cada aula. Anexar as fotos para registro da atividade (ANEXAR NOS APENDICES).

     2.4. Atividade D - Palestra sobre lazer.

                Leia as instruções no manual, faça uma reflexão a respeito do tema e elabore uma apresentação para funcionários de uma empresa. Para orientar sua apresentação, siga os passos de a) até g) contidos no manual. Monte a apresentação em Power Point, com no mínimo 10 slides, contendo os pontos solicitados (ANEXAR OS SLIDES NOS APENDICES). Monte em Word (normas ABNT) o planejamento da apresentação, contendo a sua fala de cada slide.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apresentar as considerações finais, com comentários decorrentes de reflexões acerca das atividades elaboradas no plano e como elas poderão ajudar em sua atuação prática como profissional de Educação Física. Dessa forma, deve-se expressar com clareza e precisão as conclusões observadas no decorrer de todas as etapas do plano. Para a apresentação do texto (normas ABNT), seguir esta formatação, preenchendo de 0,5 a 1 página.


REFERÊNCIAS

Apresentar as referências citadas nos textos construídos para o relatório, seguindo as normas ABNT. Aqui também devem ser inseridas as referências adicionais que você pesquisou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com