TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  12/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

1) Para a disciplina de Recreação escolhemos o Jogo da Velha. A atividade acontece com um tabuleiro desenhado no chão com fita crepe ou giz, três peças de cores diferentes para cada participante e um relógio para cronometrar o tempo para cada jogada.

2) Os participantes foram um menino de 12 anos e uma menina de nove anos.

3) Escolhemos essa atividade para observar o desenvolvimento cognitivo de cada um e a capacidade de interação entre eles durante uma atividade competitiva com tempo determinado para cada jogada. Durante a realização da atividade foi percebido que o menino era muito mais ágil entre as jogadas e que sua capacidade de avaliar o jogo como um todo e tomar decisões rápidas dentro do tempo determinado era muito maior em comparação a menina, que levava mais tempo para tomar uma decisão e também não conseguia avaliar o jogo como um todo para tomar decisões estratégicas a fim de vencer as partidas.

4) Para a disciplina de Ginastica Geral escolhemos uma atividade rítmica e de coordenação onde os participantes teriam que executar duas oitavas coreografadas, sendo que em uma delas os passos são direcionados para o lado direito e a outra oitava seria espelhada para o lado esquerdo.

5) Os participantes foram um menino de 12 anos e uma menina de nove anos.

6) A atividade consiste em observar os participantes durante o processo de aprendizagem e execução da sequência proposta. Essa atividade foi escolhida para analisar a capacidade coordenativa e rítmica dos participantes. Ao realizar a atividade percebeu-se que ambos não apresentam nenhuma dificuldade relacionada ao ritmo e coordenação motora, porém a menina demorou um pouco mais para assimilar a sequência e conseguir executá-la sem interrupções e erros, enquanto o menino aprendeu muito rapidamente e também executou com facilidade ao ponto de conseguir auxiliar a menina no processo de aprendizagem.

7) Para a disciplina de Ritmo e Dança, a atividade proposta foi uma coreografia composta por duas oitavas, ou seja, meia frase musical, para observar se os participantes teriam habilidades rítmicas e coordenativas.

8) Os participantes foram um menino de 12 anos e uma menina de nove anos.

9) A intenção principal do exercício é durante o processo de ensino e aprendizagem da coreografia, observar as habilidades rítmicas dos participantes e também sua capacidade de assimilar e aprender os passos propostos. Durante a execução percebeu-se que ambos não tem dificuldades para a realização de atividades rítmicas e também possuem bastante coordenação motora. A menina teve um pouco mais de dificuldade para a aprendizagem e demorou um pouco mais para executar a coreografia sem ajuda, enquanto o menino teve mais facilidade podendo inclusive auxiliar a menina no processo de aprendizagem e memorização.

A e B

Durante a realização das atividades propostas, o sistema nervoso e muscular dos participantes sofreram estímulos neurais através da atividade cerebral, estimulando a atividade muscular de contração e consequentemente o aumento da frequência cardíaca, do fluxo sanguíneo e da pressão arterial pelo corpo, auxiliando o aumento do metabolismo energético. Ocorre também um aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com