TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  3/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.450 Palavras (10 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Polo Corumbá - MS

Licenciatura em Educação Física

        

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Metodologia do Ensino do Handebol; Metodologia do Ensino do Basquetebol; Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol; Ciências Moleculares e Celulares; Seminário Interdisciplinar IV;

 

GRUPO

Camilla de Campos Ribas - (2319364903)

Ednilson da Silva Monteiro - (2318973603)

Mariana Pereira Varanis Lopes - (2318973903)

Rosemare da Silva Ador – (23189738)

Vilson Ventura da Silva - (2318974003)

 OS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS AOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS.

Tutora EaD: Andressa Magalhaes Sampaio da Silva

Corumbá - MS

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Procedimentos pedagógicos aplicados aos JEC’s        4

2.2        SP - Esporte “NA” Escola e Esporte “DA” Escola:        7

3.            CONCLUSÃO....................................................................................................8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

        Nosso trabalho foi desenvolvido com vista à atender ao PTG em grupo, onde tem por objetivo desenvolver nosso aprendizado em Compreender os procedimentos pedagógicos aplicados aos Jogos Esportivos Coletivos; Compreender a relação entre especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos esportivos coletivos; Relacionar os conceitos associados ao Esporte “NA” Escola e Esporte “DA” Escola a atuação do profissional de Educação Física.

        Dentro do que nos foi proposto, destacamos ao longo do trabalho alguns pontos relevantes em relação aos Jogos Esportivos Coletivos (JECs) onde verificamos sua aplicação na maioria das aulas ministradas por professores de educação física estão dentro desse contexto, e a partir dai, darmos fundamentação teórica dessa importância quanto ao plano pedagógico aplicado em sua condução e interatividade com os alunos na escola.

        Dentro de todas as modalidades como o handebol, basquetebol, futsal, futebol, voleibol, entre outros, são os mais comuns dentro dos ambientes escolares e possuem características comuns e específicas que ao serem trabalhados desenvolvem as capacidades motoras, cognitivas e sociais do indivíduo.

        Trataremos também uma SP (Situação Problema) onde trataremos do entendimento do esporte NA escola e esporte DA escola, onde uma associação busca parceria com uma instituição de ensino para que desenvolva um trabalho de prática e treinamento desportivo na modalidade de basquetebol, onde iremos caracterizar essa relação dentro do contexto educacional escolar.

        Todo nosso trabalho é justificado por sua amplitude de possibilidades pedagógicas e metodológicas que podem serem aplicados dentro dos JEC’s como forma de ensino e aprendizagem apesar das dificuldades em que o profissional em educação física possa enfrentar dentro de seu ambiente de trabalho, como falta de valorização das aulas de educação física, bem como a falta de materiais didáticos esportivos para que os mesmos exerçam seu papel de forma mais objetiva e eficaz dentro da pedagogia do esporte com foco educacional praticado de forma recreativa, como forma alternativa e sem compromisso com vitórias e derrotas, de forma que a aprendizagem se torne estimulante e participativa, tratando questões sociais fundamentais à convivência como gênero/sexualidade e violência.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS AOS JEC’S

Inicialmente antes de tratarmos de JEC’s, iremos definir e caracterizar pedagogia do esporte, que é o campo de atuação do pedagogo do esporte, onde trata o esporte no ambiente escolar. Onde destacamos o que Oliveira e Paes (2004) consideram fundamental a utilização de procedimentos pedagógicos que contemplem as peculiaridades dos jogos esportivos coletivos, destacando a pedagogia do esporte como um dos principais métodos de ensino. De acordo com Galatti (2006):

  

 [...] à Pedagogia do Esporte, quando no trato com modalidades coletivas, cabe organizar, sistematizar, aplicar e avaliar procedimentos pedagógicos a fim de formar jogadores inteligentes, ou seja, capazes de lidar com os problemas do jogo; e cooperativos, assim como exige um jogo esportivo coletivo, estimulando ainda a transcendência dos conteúdos e atitudes tomadas da quadra para além desta, através de um processo educacional para e pelo esporte (GALATTI, 2006, p. 36).

        Sousa e Venditti Junior (2009) propõem algumas sugestões pedagógicas no ensino do esporte coletivo, tais como incluir atividades que desenvolvam o repertório motor e as habilidades motoras básicas, permitir uma atuação efetiva da criança nas atividades, tornar a prática esportiva um momento de lazer para as crianças, jovens e adultos, encorajar as crianças a participarem de exercícios complexos e ressaltar a importância de valores relacionados à ética, à cooperação, ao espírito esportivo e ao respeito ao adversário.

        Com isso, destacamos que os JEC’s devem inicialmente ter seu trabalho na educação infantil mediante aplicação de atividades esportivas lúdicas que visem estimular e adequar as necessidades de cada faixa etária de ensino com vista ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor de forma individual e coletiva. Assim, as experiências práticas vividas durante a infância e adolescência sejam positivas e contribuam para a aquisição de estilo de vida saudável durante a fase a adulta.

        De acordo com Teodorescu (1984, p. 23 apud BALBINO, 2001, p.15), as características específicas dos JECs seriam:

O Jogo Esportivo Coletivo representa uma forma de atividade social organizada, uma forma específica de manifestação e de prática, com caráter lúdico e processual, do exercício físico, na qual os participantes (jogadores) estão agrupados em duas equipes numa relação de adversidade típica não hostil (rivalidade desportiva)- relação determinada pela disputa através  de luta com vista à obtenção da vitória desportiva , com a ajuda da bola (ou de outro objetivo de jogo), manobrada de acordo com as regras pré- estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (764 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com