TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física (Educação Física - 4° semestre)

Por:   •  11/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Kroton

Educação Física (Educação Física - 4° semestre)

Trabalho interdisciplinar em grupo apresentado com Requisito parcial para a obtenção de média Semestral nas disciplinas de Ciências Moleculares e Celulares; Metodologia do Ensino Futebol e Futsal; Metodologia do Ensino do Basquetebol; Saúde Coletiva.

Bruno de Almeida Souza

Henrique Pereira Silva

Professores:

Douglas Cardoso Giancarelli

Lucio Flávio Soares Caldeira

 Marcio Teixeira

 Danieli Juliane Garbuio Tomedi

TAGUATINGA / DF

2021

Introdução

    Este trabalho tem como objetivo principal abordar os temas Influencia da Covid-19 no desempenho esportivo e a metodologia de ensino dos esportes coletivos. Através de pesquisas e informações coletadas, demostrará a influência que a pandemia vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias. A metodologia de ensino dos esportes têm como característica alguns princípios que dominam as modalidades esportivas, possuem um sistema ofensivo, um sistema defensivo e um sistema de transição, a utilização de uma metodologia baseada na pedagogia do esporte, que atribui um aspecto educativo ao esporte.

    Desenvolvimento

    Influência da Covid-19 no Desempenho Esportivo

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Uma semana depois, em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram que haviam identificado um novo tipo de coronavírus. Em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional.

A pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus é uma doença infecciosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e cansaço, outros sintomas menos comuns estão as dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, congestão nasal, conjuntivite, perda do olfato e do paladar e erupções cutâneas. O vírus se espalha principalmente pelo ar quando as pessoas estão perto umas das outras, ele deixa uma pessoa infectada quando ela respira, tosse, espirra ou fala e entra em outra pessoa pela bocanariz ou olhos, também pode se espalhar através de superfícies contaminadas. 

O SARS-CoV-2 é um vírus de ácido ribonucleico (RNA), cujo material genético é representado por uma única molécula de RNA positivo (RNA+). Todo o seu genoma contém menos de 30.000 nucleotídeos, cada um deles formado por uma molécula de açúcar (ribose), um ácido fosfórico e uma base nitrogenada.

O vírus SARS-CoV-2 é classificado como RNA+ devido à sua direção no sentido 5'3', o que significa que pode ser lido diretamente pelas estruturas celulares. É considerado um tipo de RNA mensageiro que, ao ser percorrido por ribossomos celulares, induz a produção de proteínas virais. Outra característica desse tipo de RNA é a presença da enzima replicase (RNA polimerase), a qual acompanha o vírus ou é produzida pela célula infectada, quando então a produção de uma molécula de RNA negativo (RNA-) ocorre a partir da molécula de RNA+, típica do vírus. A molécula de RNA- é transitória e, a partir dela, são produzidas inúmeras moléculas de RNA+ que são idênticas ao RNA+ original. Portanto, a molécula transitória de RNA- serve como modelo para a produção de moléculas de RNA+; cada uma delas descenderá do vírus que infectou a célula; esses descendentes parasitarão a célula e se produzirão no interior dela.

Estrutura do SARS-Cov-2:

[pic 2]

M: membrana lipídica; S: espícula de contato do vírus com receptores celulares; E: envoltório glicoproteico; RNA+: material genético viral; N: capsídeo proteico.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.

As medidas preventivas são aquelas habitualmente divulgadas pelas autoridades de saúde pública e pela mídia: evite aglomerações, mantenha distância entre pessoas, permaneça nas residências e dirija-se a algum estabelecimento somente em casos de extrema necessidade, ou seja, adote o isolamento social. O uso de máscaras e luvas também é recomendado, principalmente quando o indivíduo necessita sair de casa. Em muitas cidades, estabelecimentos considerados não essenciais foram fechados, permanecendo abertos apenas os essenciais, como supermercados, farmácias, hospitais e centros de tratamento especialmente construídos e destinados a essa finalidade. Devido a esse cenário, o serviço de entregas tem sido utilizado com bastante frequência em muitas lugares. Como outras medidas para conter a disseminação do vírus, o tráfego entre cidades foi bloqueado para reduzir a possibilidade de propagação.

A covid-19 mudou os rumos da história da humanidade em 2020, e com o esporte, atividade física e a educação física, foram particularmente atingidos. Como consequência do momento em que vive a humanidade, eventos esportivos nacionais e internacionais cancelados, paralisação de competições e jogos, jogos realizados sem público, mudanças na rotina dos atletas, afastamento dos contaminados, foram algumas mudanças que ocorreram com o espalhamento do vírus.

O adiamento dos Jogos Olímpicos do Japão, transferidos de julho deste ano para uma data ainda indefinida em 2021, é o mais recente golpe provocado pela pandemia de Covid-19 no mundo esportivo. Antes, ao redor do planeta, partidas da NBA, corridas de Fórmula-1, eventos da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e muitas outras competições, das mais diversas modalidades, já estavam suspensas. Em muitos países as atividades esportivas dos cidadãos foram restritas, como hospitais improvisados e, vários atletas e pessoal técnico esportivo perderam seus empregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (627.3 Kb)   docx (784.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com