TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física para licenciado em Educação Física

Por:   •  22/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

 Musculação e saúde

L

Prof.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Educação Física para licenciado em Educação Física (EFL) – Estágio I

RESUMO

O presente projeto de ensino traz como tema “musculação e saúde”, tendo como linha de pesquisa Educação Física, Musculação e saúde. Sabe-se que a atividade física na sociedade de hoje oferta diversa benefícios, dessa forma a sua prática é indispensável. A justificativa por essa temática está na importância que a atividade física fornece as pessoas, de forma que contribua para a socialização, aprendizagem e benefícios à promoção da saúde. A problemática busca compreender: de que forma a atividade física nas comunidades seja publica ou privada podem contribuir com a saúde das pessoas durante os exercícios físicos. O objetivo é que estagio de ensino é a compreensão que a atividade física deve se fazer presente na vida do cidadão para bem-estar. Os conteúdos a serem trabalhados serão ministrados pelo professor de forma que enfatize a importância da musculação  na saúde. Os recursos a serem utilizados serão de acordo com a necessidade das atividades, recursos humanos, materiais e equipamentos, onde a avaliação será de forma individual levando em consideração a participação do aluno. Os principais autores utilizados nessa pesquisa bibliográfica foram: ALVES (2003), BORBA (2006) e VIEIRA (2002).

Palavras-chave: Educação Física; musculação; Saúde. Qualidade de Vida

1 INTRODUÇÃO

O estagio traz consigo “Musculação e Saúde”, é um  tema destinado para varias faixa etária buscando  sempre a melhoria da saúde física. A linha de pesquisa é a Educação Física, musculação e saúde.

A prática de atividades físicas que é ofertado na academia à alunos diversos benefícios, apesar de que ás vezes os alunos não percebem essa importância durante as aulas, a saúde o principal benefício adquirido através das atividades física.

Nesta concepção a metodologia de ensino da educação física através da atividade física, constitui-se num fator determinante e primordial e para contribuição do componente curricular da Educação Física representada em seu currículo, o que tende a ser desenvolvido um processo de evolução constante nas atividades físicas.

A problemática busca compreender: de que forma a atividade física podem contribuir com a saúde das pessoas durante as aulas na academia que busca sempre uma melhora constante do corpo humano?

Diante dos questionamentos, os objetivos aqui levantados consistem em abordar a importância e os benefícios das atividades físicas para a terceira idade tanto para os mais jovens e faz uma análise da forma de como o professor vem trabalhando esse tema bastante relevante.

Este estágio teve como objetivo compreender de que forma a atividade física realizada podem contribuir para o desenvolvimento, saúde e socialização das pessoas.

Para fundamentar esta pesquisa, foram realizadas várias pesquisas bibliográficas em sites, livros, artigos que abordam o tema. Não foi uma tarefa fácil, mas os objetivos foram alcançados.

Desta forma destaca aqui os seguintes autores: ALVES (2003), BORBA (2006) e VIEIRA (2002).

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O estágio “Musculação e Saúde” tem como linha de pesquisa para ser discutida a Educação Física, musculação e saúde.

A escolha por esta linha de pesquisa se deu devido entender que a atividade física é um meio do aluno adquirir hábitos saudáveis no seu dia-dia seja na área esportiva, no trabalho ou no seu dia-dia.

Dessa forma, a Educação Física nas academias vai muito mais além, ela faz a compreender que essa disciplina desperta nas pessoas o interesse pela atividade física é necessário para que assim o individuo tenha uma boa qualidade de vida.

A qualidade de vida tem sido uma busca incessante no cotidiano da vida moderna, segundo Costa (2000) a prática de atividade física regular tem sido apontada pelos pesquisadores como um dos principais fatores que possibilitariam a prevenção de várias doenças, diminuição da ansiedade, entre outros, ficando evidente a sua relação com a qualidade de vida das pessoas.

Mediante as citações acima citadas e compreendidas, pode-se entender perfeitamente que a partir da prática da atividade física todos passam a ganhar, a academia, os professores, os alunos, os familiares e a comunidade, pois a valorização das relações sociais torna um sujeito preparado para a vida, e a humanidade precisa disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com