TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física segundo Go Tano

Por:   •  3/5/2015  •  Dissertação  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Física segundo Go Tani

Em sua obra, Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista de 1988 Go Tani et. al trata de uma abordagem desenvolvimentista na Educação Física escolar. Abordagem essa que respeita as características únicas dos indivíduos e nos mostra que, embora o desenvolvimento motor seja relacionado com a idade, ele não é dependente da idade.

A Educação Física escolar deve priorizar a aquisição de habilidades de movimento que são programadas de acordo com o nível de desenvolvimento do aluno. Portanto, as atividades executadas são de acordo com a sua fase do desenvolvimento, dando condições ao aluno de desenvolver seu comportamento motor através das vivencias proporcionadas pelas diversidades dos movimentos. Em decorrência disso, habilidades cognitivas, social, cultural podem ser desenvolvidas em decorrência da pratica de habilidades motoras.

O principal objetivo da Educação Física escolar é o de oferecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras tenha progressão.

Segundo Go Tani et. al (1988, p.136):

Por outro lado, as considerações sobre quais habilidades e também a maneira pela qual elas são adquiridas num determinado período indicam os conteúdos que podem vir a ser utilizados pelo professor de Educação Física no desenvolvimento de suas aulas. Os conhecimentos de desenvolvimento motor têm implicações profundas na determinação do conteúdo a ser ensinado.

Os conteúdos ministrados nas aulas devem seguir uma sequência pedagógica para que o trabalho não se perca, e que não sobreponha a capacidade das crianças. Sendo assim deve-se trabalhar com conteúdos que estejam dentro das características da faixa etária a ser trabalhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com