TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  23/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Crítico- Superadora busca refletir sobre a cultura corporal, realizar uma reflexão pedagógica sobre as diferentes formas. Trabalhar todo movimento corporal (atividade corporal) existente, que foram construídos ao longa da história, onde além de se trabalhar as partes técnicas e táticas, evidenciamos o sentido e os valores das normas. Conhecido como Coletivo de Autores (Carmem Lúcia Soares, Celi Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Escobar e Valter Bracht).

A abordagem Crítico- Superadora, tem intuito de trabalhar os movimentos corporais como um todo na educação física escolar, não somente voltados para os esportes atuais, mas também, toda parte cultural que originaram esses movimentos, a cultura dos movimentos, mostrando que a educação física não é somente jogos e brincadeiras. Com essa abordagem, mostramos as crianças sobre o valor de participar, que errar é normal, o que não significa perder ou que não foi uma boa jogada, conseguimos ajudar na construção da moral, ética, trabalho em equipe, habilidades físicas e outras.

Os temas da cultura corporal, tratados na escola, precisam ir além do ensino das técnicas e táticas. Ou seja, esses temas precisam envolver uma reflexão sobre os problemas sociopolíticos atuais como: ecologia, saúde pública, papéis sexuais, preconceitos, distribuição de renda etc., para que o aluno tenha a oportunidade de entender a realidade social, interpretando-a e explicando-a com base nos seus interesses de classe social. (Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física, p. 45. Batatais: Claretiano, 2013).

Assim, a abordagem engloba toda parte de vivência dos alunos, dentro e fora da escola, não sendo somente algo voltado somente para regras, mas seu emocional, como forma de expressão e autoconhecimento e também como formação de caráter, disciplina e a não cobrança excessiva de si, entendendo que as tentativas valem muito, errando ou não, sem desigualdade ou preconceitos, analisando os movimentos desde a sua base, os porquês, e como.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com