TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  15/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.251 Palavras (14 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1][pic 2]

HOSTÓRIA – 3º SEMESTRE

nome

A IMPORTÂNCIA DA EJA E O PAPEL DO PROFESSOR

NESSA MODALIDADE DE ENSINO

                     

[pic 3]

Cidade, ano

nome

a importância da eja e o papel do professor

nessa modalidade de ensino

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Metodologia Científica, Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos da Educação,Educação Formal e Não Formal, Didática, Práticas Pedagógicas: Gestão de Sala de Aula e Ed. Comunicação Oral e Escrita.                                                                       Tutora eletrônica: Grasiela Carvalho de Souza,                                                                        Tutor de sala:Daniel

                                                     

                                                                         

[pic 4]

Cidade, ano

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. ENVOLVIMENTO...............................................................................................4  2.1 Lei para o Projeto EJA ..…………...………………………….............…...………… 4

2.2 Como funciona o EJA ………...…….....…………………………......….....……… 4 2.3 Para quem é o EJA  ……..…………………………....………………….....……….. 5 2.4 Principal Problema: Evasão Escolar ………………………………................…….. 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 11

1 . INTRODUÇÃO  

         A princípio é necessário compreender pelo qual motivo o projeto EJA foi criado e para quem ele foi criado, por isso iniciarei falando que esse projeto foi criado em 1878 com o intuito de possibilitar a jovens e adultos uma educação que não tiveram antes por algum motivo e também serviu para substituir o antigo supletivo. Para especificar melhor esse resumo de acordo com o site Mundo Educação o objetivo principal do EJA é exatamente “ desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade” e é exatamente isso que esse projeto tem feito e alcançado diversas pessoas.

   De acordo com dados de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil ainda tem 12 milhões de analfabetos apesar dos grandes esforços que educadores e escolas fazem para mudar esse cenário. Existem diversos motivos que causa esse número alarmante de analfabetos e um deles a evasão escolar como por exemplo e o que pode causar esse desafio é justamente acesso limitado que é a junção da pobreza em diversos locais que dificulta o acesso a escolarização, juntando também o motivo pelo qual pessoas largam a escola para entrarem no mercado de trabalho, outro motivo é a distância que diversos alunos enfrentam para terem um ensino de qualidade, dificuldade de aprendizagem, gravidez na adolescência, envolvimento com drogas, pouco investimento em tecnologia, falta de acompanhamento contínuo entre tantas outras coisas.

    Com tantos motivos para contribuir negativamente na evasão o educador necessita compreender qual é a sua real importância na educação de jovens e adultos na EJA por isso Paulo Freire, que foi essencial para esse projeto menciona que o papel do professor da EJA vai além do simples ensinar, requer reflexão, propondo uma “educação libertadora” (FREIRE, 1982). Por isso um dos aspectos importantes é a paciência, o respeito ao tempo, a trajetória e claro, a faixa etária dos alunos principalmente para aqueles que retornaram os estudos na fase adulta.

      Portanto, através de tantos aspectos e amplitude de assuntos que podem ser mencionados sobre o projeto EJA,irei tratar sobre o princípio de tudo, motivos, ou seja, problemas e soluções que podem ser tomadas.

2. DESENVOLVIMENTO 

2.1 LEI PARA O PROJETO EJA

Esse paragrafo será resumido e pequeno pois através dele gostaríamos que compreendessem, em resumo, que existem leis que garantem o acesso ao projeto da EJA. Antes de mencionar as leis é necessário em que cada paragrafo possamos ter um olhar crítico perante elas e a realidade social em que se vive em cada território e por cada cidadão para que se cumpra, de fato, a lei.

 Por isso, para o exercício pleno da cidadania existem direitos e deveres de todo cidadão e de seus governantes e o ensino EJA é um projeto regulamentado a nível nacional e que existe um currículo padronizado mas que muitas das vezes não é mencionado e de pouco acesso a diversas pessoas que necessitam desse ensino. A Constituição Federal do Brasil incorporou como princípio que todas e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (CF.Art. 205).

...Locke adverte, o caminho que leva à construção desta sociedade implica um processo gigantesco de educação, e não apenas a educação entendida no sentido da transmissão do conhecimento mas no sentido da formação da cidadania. (Oliveira, p. 181, 2000)

 A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, assegura a Educação de Jovens e Adultos(EJA) como um direito para todos assim como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional( LDB 9.394/96) trata sobre o mesmo assunto em seu Título V capítulo II.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (335.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com