TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  14/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        6

2        LEITURA OBRIGATÓRIA        7

3        REGIMENTO ESCOLAR        8 

4        EQUIPE DIRETIVA        9

5     PLANO DE AÇÃO.............................................................................................10

6     CONSIDERAÇOES FINAIS..............................................................................11

7    REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

O respectivo trabalho é sobre Gestão Educacional e mais concretamente sobre o Regimento Escolar apanhando os subtemas tratados em todo este trabalho.

O objetivo deste trabalho é especificar a importância do Regimento Escolar e suas prioridades dentro de um ambiente pedagógico e educativo, o planejamento educacional é um dos elementos didáticos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, pois norteia as etapas da prática pedagógica.


  1. LEITURA OBRIGATÓRIA

A formação inicial tem como objetivo fornecer bases para a construção de uma prática pedagógica e, de certa forma, capacitar para que o docente atue no contexto escolar. No entanto, a formação inicial não tem como dar conta de antecipar todos os dilemas e situações do cotidiano. Podemos perceber que há, na carga horária dos professores investigados, um tempo remunerado destinado à realização do planejamento e que também há uma cobrança da gestão escolar sobre a entrega do planejamento. Entretanto, a entrega do planejamento se assemelha mais ao cumprimento de uma tarefa do que a um espaço de troca de experiências com os professores. Os docentes não costumam realizar planejamentos com os outros professores de Educação Física nem com os docentes das demais disciplinas. Um ponto específico na área da Educação Física que dificulta a construção de um planejamento em conjunto está relacionado com a falta de consensos sobre o que ensinar. Lovisolo aponta que a Educação Física é marcada por uma falta de tradição e dificuldade de se construir consenso sobre o que ensinar. Moura, nesse mesmo sentido, afirma que, no campo da Educação Física escolar, existem poucos acordos sólidos sobre o ensino da Educação Física. Essa falta de tradição possibilita que cada professor assuma diferentes posições para as suas aulas e, de fato, isso diminui a possibilidade de diálogo entre os professores de Educação Física. No entanto, é importante marcar que a área vem construindo alguns consensos sobre o ensino, principalmente através da ideia de cultura corporal. O presente estudo demonstra que a cultura do planejamento escolar para a disciplina Educação Física vem sendo construída por influência de alguns fatores. Dentre eles podemos destacar a construção de orientações curriculares a serem seguidas pelos professores, bem como a cobrança das instituições escolares por um material de planejamento referente a cada disciplina, podendo variar apenas na organização temporal de cada escola para a entrega do material


  1. regimento escolar

Perguntas

  1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?

O regimento escolar é o documento que é obrigatório em todas as escolas, é esse documento que determina as ações das escolas.

  1.     Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?

O regimento define horários de entrada e saída, tanto dos funcionários quanto dos alunos, regras básicas de cada escola, no qual um novo professor deve ler e se adaptar de acordo com cada escola.


  1. EQUIPE DIRETIVA

  1. Descreva quais são as principais atribuições do(a) diretor(a) da escola.

A função do diretor é de administrar os recursos da instituição, de orientar e de ajudar os demais funcionários, orientar e conversar com a comunidade.

  1. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e docentes

O diretor tem uma função bastante importante, são eles que cuidam do setor financeiro, do administrativo e trabalha também no desenvolvimento pedagógico.



  1. PLAno de ação

Descrição da situação-problema

Meu nome é Marcos Paulo Marques, sou professor de educação física, trabalho no Centro Educacional 07 do Guará e recentemente houve um conflito entre alunos do 9º ano durante os jogos de interclasse, durante esse conflito, teve agressões e ameaças.

Proposta de solução

 Diante dessa situação, decidi chamar os responsáveis dos alunos envolvidos nesse conflito, juntamente com o diretor da escola, realizamos uma conversa para analisarmos se havia possibilidade de os alunos permanecerem na mesma escola, e se os responsáveis eram de acordo com isso, ou se preferiam que realizassem a transferência de ambos.

Objetivos do plano de ação

O objetivo seria o de resolver o conflito entre os dois alunos.

Abordagem teórico-metodológica

Trabalhamos dentro das normas da escola, e do regimento para que pudesse ser analisado de perto o caso e que pudéssemos decidir.

Recursos

Os recursos utilizados foram o diálogo, e a contribuição dos responsáveis para solucionar o problema, juntamente com o diretor resolvemos tentar resolver ali na escola mesmo.

Considerações finais

Após a conversa com os responsáveis, entramos no acordo de que deveríamos ouvir os alunos, que de acordo falaram que não passou de um desentendimento por causa do jogo, entendemos então que no calor da emoção eles acabaram brigando, e que já havia se resolvido, mas para não ocorrer algo do tipo novamente, resolvemos muda-los de classe, assim então diminuindo de certa forma o contato dos dois, deixamos informados de que qualquer outro problema se resultaria em uma outra ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com