TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  1/3/2020  •  Dissertação  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Examinando profundamente as ilustrações acima, tomamos ciência da cultura do consumo e meio ambiente, dos avanços tecnológicos, trazendo os seus prós e contras, as desigualdades sociais e a globalização como base de desenvolvimento social. É de extrema relevância uma compreensão fundada sobre o que a globalização como mecanismo de avanço em interligar relações gera ao meio ambiente e ao indivíduo.

Ao expor a realidade por meio de uma visão crítica sobre o mundo no qual vivemos, observando, ao longo dos anos, os padrões de vida estão sendo alterados, passamos a ser manipulados por uma sociedade capitalista, assim acarretando modificações na produtividade, meios de comunicação, transporte, cultura e meio social. Pois, como forma de progressão da urbanização, as indústrias são responsáveis por causar muitos danos ao meio ambiente e à saúde humana, são elas que criam, modificam e se flexibilizam para que possam seguir a globalização.

 Tendo como objetivo a produtividade e o crescimento econômico, tanto as indústrias, quanto as construtoras, passaram a intensificar os seus serviços e obras, tornando suas técnicas cada vez mais sofisticadas. Por consequência disto, foram se multiplicando, ocupando território físico e comprometendo cada vez mais o meio ambiente. O consumo compulsório provoca cada vez mais a sensação de infelicidade nas pessoas, e a desigualdade social gera gradativamente mais disputas violentas, pobreza, desemprego e fome.

 A desigualdade social acarreta uma série de problemas ao indivíduo, o desejo pelo o que o outro tem, e tê-lo para si, é muitas vezes inevitável para aquele indivíduo que não busca oportunidades de crescimento. Devido às propagandas presentes na TV, internet e ao consumismo compulsório, as pessoas tornam-se manipuladas pela mídia.

Atualmente a mídia se encontra pelo mundo inteiro, encadeando a globalização e tornando os cidadãos verdadeiros fantoches da sua própria necessidade de gerar lucros. Por outro lado, a globalização nos trouxe a oportunidade de crescimento, através dos avanços tecnológicos, da interligação com a internet e as informações a todo o momento, sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

A Escola de Frankfurt nos ajuda a analisar melhor os problemas sociais da modernidade, pois, possuem instrumentos de ação capazes de nos fazer entender os processos de alienação e dominação. A escola compreende uma mudança e emancipação do ser humano por meio do esclarecimento. E ao mesmo tempo ela cria um sistema auto reflexivo que explica os meios de dominação e aponta os modos de superá-lo. O intuito é alcançar uma sociedade racional, humana e naturalmente livre.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com