TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginastica Rítimica e Expreciva

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Jovadir Junior Acedo, RA 1180357

Educação Física Bacharelado

Atividades de Ginástica, Atividades Rítmicas e Expressivas, 3°semana    

Tutor (a): Renata Simões Machado

Centro Universitário Claretiano

Campinas

2015

Quais as possibilidades reais de implantação de aulas de ginástica geral em espaços como hospitais, condomínios, clubes, academias, parques? Como isso se daria? O que deveria ser ensinado?

A ginástica geral vem se destacando desde sua criação, devido a sua metodologia de ser uma forma de praticar exercícios físicos mais voltados para um publico geral, sem distinção de sexo, idade, condição física entre outros fatores que antes eram levados em consideração para a prática da ginástica, aumentando a possibilidade de sua implantação em cenários como hospitais, condomínios, clubes, academias e parques, com contextos variáveis em diferentes áreas de ação conforme o objetivo do sujeito.

Como vimos à ginástica possui vários métodos específicos de ensino, podendo ser divididas em: (condicionamento físico, competitivas, terapêuticas ou corretivas, de demonstração e de conscientização corporal). Veremos agora como esses métodos podem ser utilizados nos diferentes cenários:

Nos hospitais podemos utilizar a ginástica corretiva ou terapêutica, para ajudar no processo de reabilitação dos pacientes, visando uma melhora postural, mental e de fortalecimento muscular.

Com o aumento populacional das grandes cidades, o problema de deslocamento veio acompanhando esse processo, onde arquitetos e urbanistas começaram a desenvolver projetos de condomínios com pistas de caminhada, quadras poliesportivas e academias para a pratica de atividades físicas, abrindo espaço para os profissionais de a Educação Física atuar nos mesmos, podendo utilizar as ginástica de condicionamento físico ou Fitness.

Nos clubes encontramos a maior variedade de ginástica geral, para as crianças em seu processo de formação são aplicadas a ginástica inicialmente não competitiva para os desenvolvimentos da capacidade física, habilidades motoras, cognitivo e social, e ao longo dessa formação também apresentar o universo competitivo para despertar futuros atletas que podem ser formados nesse processo. Para jovens e adultos e idosos, pode se trabalhar a ginástica de condicionamento físico, terapêuticas, de demonstração e de conscientização corporal. Como por exemplo, aulas de dança, de alongamento, de jump fit, body combat, zumba, hidro ginástica entre outras.

Com a procura do corpo perfeito hoje massificado pelas mídias, às vezes de forma errada mostrando corpos esculpidos, com anabolizantes, hidrogéis, lipoaspiração, métodos esses inalcançáveis diante de uma realidade de conquista só com ginástica, e às vezes de forma correta como a importância das atividades físicas para a saúde, ambas as formas, fez com que as academias se multiplicassem pelo mundo e devido a concorrência as academias vêm oferecendo em seus espaços os diversos tipos de ginástica, passando por todos os seus universos como a musculação, danças, lutas, yoga, alongamento, spinning, aulas de ginástica da moda como a zumba e mahamudra, entre outras.

Para finalizar, vamos falar dos parques que são dos órgãos públicos, em toda cidade do mundo vemos esses espaços, que através de uma conscientização cultural de seus governantes com a importância da ginástica nestes espaços, desenvolvem em seus projetos políticos uma estrutura de alto nível nos parques para a realização das atividades de ginásticas a população. Mas em muitos lugares nem a grama é cortada, essa realidade é que o profissional de Educação Física irá se deparar e terá que arranjar meios para desenvolver seu trabalho. Como princípio, o profissional terá que desenvolver as atividades conforme o meio oferece, como por exemplo, os parques oferecem espaços para caminhada, alongamento, realizar exercícios utilizando o peso do próprio corpo como carga, meditação, dança, correção postural, trabalhando assim então as ginásticas de condicionamento físico, terapêutica, demonstração, corretivas e de conscientização corporal, lembrando que em todos os lugares citados acima o aluno deve estar acompanhado de um profissional da área de Educação Física.

Realize uma pesquisa em livros, internet, periódicos, artigos e no seu Caderno de Referência de Conteúdo sobre os Métodos Ginásticos que foram surgindo nos tempos modernos e contemporâneos e elabore um texto de no máximo duas laudas com os dados da sua pesquisa.

O exercício físico na Idade Moderna, a partir de 1453, passou a ser altamente valorizado como agente de educação. Com o Renascimento, houve a readoção dos ideais clássicos.

Nesta época vários estudiosos, como pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física, relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. Destaque para o Frances Jean-Jacques Roussseau com sua conclusão “O exercício tanto torna o homem saudável como sábio e justo”.

 No século 17 nasceu a pedagogia da ginástica, com o sociólogo inglês John Locke e o pedagogo suíço Jean Henri Pestalozzi. A ginástica alemã influenciada por Rousseau e Pestalozzi teve como destaque Guts Muths, considerado pai da ginástica pedagógica moderna. Jahn grande nacionalista alemão considerado o pai da ginástica, foi o responsável pela propagação da ginástica em aparelhos pelo mundo inteiro. Em sua estréia pública em Berlim, datado de 1861, reuniram-se seis mil pessoas. A partir daí surgiu um grande movimento de sistematização da prática de exercícios, a Ginástica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com