TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO DA GINASTÍCA COM DETERMINADOS FATORES

Ensaios: RELAÇÃO DA GINASTÍCA COM DETERMINADOS FATORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  2.105 Visualizações

Página 1 de 7

GINÁSTICA E FONTE METABÓLICA

Metabolismo

Metabolismo é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo.

O metabolismo divide-se em catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) e anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento e reparação). De organismos unicelulares (formados por uma única célula) a pluricelulares (formados por várias células) ocorrem funções metabólicas.

Funções Metabólicas

Um bom exemplo de função metabólica é o processo de respiração celular que ocorre nos organismos aeróbicos, onde a mitocôndria quebra a glicose introduzindo oxigênio no carbono, retirando, assim, sua energia.

Existe uma grande variedade de vias metabólicas. Em humanos, as vias metabólicas mais importantes são:

Glicólise - oxidação da glicose a fim de obter ATP

Ciclo de Krebs - oxidação do acetil-CoA a fim de obter energia

Fosforilação oxidativa - eliminação dos elétrons libertados na oxidação da glicose e do acetil-CoA. Grande parte da energia libertada neste processo pode ser armazenada na célula sob a forma de ATP.

Via das pentoses-fosfato - síntese de pentoses e obtenção de poder redutor para reações anabólicas.

Ciclo da ureia - eliminação de NH4+ (amônia) sobre formas menos tóxicas.

B-oxidação dos ácidos gordos - transformação de ácidos gordos em acetil-CoA, para posterior utilização pelo ciclo de Krebs.

Gluconeogênese - síntese de glicose a partir de moléculas menores, para posterior utilização pelo cérebro.

Nesse sistema, tanto o carboidrato em forma de glicose, quanto as gorduras em forma de ácidos graxos livres (AGL) podem ser utilizados como substrato energético. A glicose é estocada em forma de glicogênio muscular e hepático e as gorduras em forma de tecido adiposo subcutâneo e também no próprio músculo. A gordura é decomposta inicialmente por uma série de reações químicas denominadas beta oxidação, preparando-se para penetrar no ciclo de Krebs e no Sistema de Transporte de Elétrons.

As diversas vias metabólicas relacionam-se entre si de forma complexa, de forma a permitir uma regulação adequada. Este relacionamento envolve a regulação enzimática de cada uma das vias, o perfil metabólico característico de cada órgão e controlo hormonal.

Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou “quebra” de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.

GINÁSTICA E GASTOS ENERGÉTICOS

Na atividade física, a utilização da glicose ou do ácido graxo está diretamente ligada à intensidade e à duração do trabalho. As reservas de gordura, ao contrário dos carboidratos, são ilimitadas, porém sua maior metabolização dependerá do tipo de trabalho, da intensidade da carga, da duração, da massa muscular empregada e do tipo de fibra muscular. Como para a metabolização dos ácidos graxos é necessária grande quantidade de oxigênio, quanto maior for a intensidade da atividade, maior será a utilização de glicose. Por outro lado, para que seja possível a metabolização dos ácidos graxos, é necessário que os mesmos sejam retirados dos depósitos de gordura por meio da ação de diversos hormônios e sejam transportados para a musculatura ativa através da corrente sanguínea, o que levaria um tempo relativamente longo. O início da mobilização lipídica acontece, em média, entre 15 e 30 minutos, dependendo do nível de aptidão física. Indivíduos treinados mobilizam ácidos graxos mais rapidamente que indivíduos destreinados. Nas atividades de longa duração com baixa intensidade, inicialmente, os carboidratos são utilizados em maior quantidade, mas, gradualmente, o processo vai se invertendo, sendo utilizadas, predominantemente, as gorduras. Esse evento deve-se à diminuição do glicogênio muscular e hepático, aumentando de 5 a 6 vezes a quantidade de ácidos graxos circulantes no sangue.

A ginástica aeróbica apresenta característica acíclica, implicando a dificuldade em manter a frequência cardíaca constante, além do alcance e manutenção do estado de equilíbrio. A frequência cardíaca deveria ter a menor variação possível para poder atingir o estado de equilíbrio entre a produção de energia e o consumo de oxigênio, para ser considerado como estado de equilíbrio. Portanto a variedade de movimentos e o andamento musical que tornam a aula de ginástica aeróbica motivante, podem descaracteriza-la como uma atividade aeróbia.

Durante a realização de uma atividade aeróbia, os sistemas anaeróbios são acionados para suprirem a necessidade momentânea de energia de aumentos na intensidade de trabalho. Nas situações em que o nível do consumo de oxigênio estiver abaixo do necessário para a produção de energia, constitui-se um déficit de oxigênio, fazendo com que os sistemas ATP-CP e glicolítico tenham que suprir essas necessidades. Isso ocorre tanto na transição do repouso para o exercício, como no aumento da intensidade durante a prática da atividade. O sistema ATP-CP ou anaeróbio alático utiliza a energia proveniente da separação das moléculas de creatina fosfato (CP) para ressintetizar o ATP. Esse sistema processa reduzidas reações químicas sem a presença de oxigênio, gerando energia muito rapidamente para o prosseguimento das contrações musculares.

A energia resultante desse sistema, apesar de ser imediata, é suficiente para uma duração máxima de 20 segundos de trabalho muscular.

Esse sistema é o principal responsável pela produção de energia em exercícios físicos de curta duração e alta intensidade, como corridas rápidas em distâncias curtas, sucessão de saltos e levantamentos intensos de pesos.

O sistema glicolítico ou anaeróbio lático é mobilizado quando a atividade necessita de grande quantidade de energia por um período de tempo relativamente curto, porém superior ao do sistema anterior. Nesse caso, a contração muscular é realizada de forma tão rápida e intensa que o sistema cardiorrespiratório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com