TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica de Academia

Por:   •  23/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

PORTFÓLIO GINÁSTICA DE ACADEMIA

NOME: Abraão Inácio

RA: 8040300

1) Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica?

R:

Método Francês: O propósito era o aprimoramento motor. O controle de energia, o progresso físico completo e o prolongamento da resistência orgânica eram os atributos físicos mais empregados no Métodos Francês, onde as atividades naturais se sobressaíam.      

Método Sueco:

O método sueco designava o progresso do corpo, aptidões didáticas e racionais do indivíduo através de atividades práticas, das mais fáceis as mais profundas. As atividades possuíam influência militar.  

Método Alemão:

Possuía um propósito educacional. De ensino e instrução moral.

Houve também a introdução de aparelhos portáteis na ginástica, o improviso na atividade corporal, a valorização do ritmo e o contato do corpo com o solo (CARVALHO, 2009).

Método Calistênico:

Efetuado com aparatos leves ou a mãos livres, exercícios caracterizados com ações breves, harmoniosos e abruptos ocorriam ao som de música, objetivando a manutenção de grandes massas musculares, funções e órgãos.

2) Na Grécia Antiga, conforme a conceituação histórica da ginástica, esta adquiriu status de Educação Física, porém havia diferenças entre Atenas e Esparta quanto à forma e aos objetivos da ginástica. Identifique e explique essas diferenças.

R:

A Ginástica servia como preparação para a guerra em Esparta e educação corporal em Atenas. Os meninos eram instruídos a partir da infância com desígnio bélico em Esparta, minimizando a presença da ginástica nos jogos. Orientados por sábios e ginastas, os moços em Atenas desenvolviam dinâmicas físicas durante a adolescência e concebiam-se em um ambiente onde os filósofos se reuniam e as obras de arte eram comtempladas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com