TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica de Academia

Por:   •  18/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MARIA ALESSANDRA VIEIRA PODEROSO DE BRITO – R.A. 1160305

GINÁSTICA GERAL - SPINNING

Projeto apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Ginástica Geral como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Marciana Roberta de Oliveira.  

FEIRA DE SANTANA
2015

[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

A Ginástica Geral (GG) começou a ser difundida e desenvolvida na Europa através de escolas na Inglaterra, Suécia, França e Alemanha. A princípio a GG é orientada para o lazer sem finalidade competitiva e ainda engloba a dança, jogos e expressões folclóricas nacionais. E tem como objetivo desenvolver a saúde, a condição física e a integração social, assim como contribuir para o bem-estar físico e psicológico de seus praticantes. A GG é considerada um fator sociocultural (FIG, 1993, p.3). Considera-se a GG um fator sociocultural, pois ela pode promover a socialização e integração entre as pessoas através do desenvolvimento da criatividade e o sentido de prazer, enfatizando o caráter lúdico da Ginástica. A ludicidade, a criatividade e a liberdade de expressão são aspectos marcantes e determinantes na GG.

A prática da GG tem sido vista como sinônimo de competição, apresentação e dança. Contudo, para quebrar esse raciocínio, a GG pode estar presente em associações, clubes, escolas, instituições privadas, instituições públicas, faculdades e universidades, entre outros. E com isso a ginástica geral está voltada para estudantes, associados, cidadãos em geral e nas possíveis faixas etárias crianças, jovens, adultos e idosos. Para assim, em larga escala atingir todos os públicos e com uma prática adequada em detrimento da qualidade, alcançando os seus objetivos.

  1. MODALIDADE

Jonathan Goldberg- conhecido como Johnny G., natural da África do Sul, deu origem à modalidade indoor, objetivando principalmente o condicionamento físico, a aptidão física e o bem-estar. O ciclismo estacionário indoor ou spinning é uma atividade aeróbica de alta intensidade muito praticada em academias de ginástica, adeptos de várias idades, no qual se utiliza grandes grupamentos musculares dos membros inferiores.

A prática regular de atividade física tem sido percebida no campo da saúde, tanto na sua ação isolada, como também na prevenção e no controle de doenças, por exemplo doenças cardiovasculares. No que diz respeito, o ciclismo indoor (CI) é um exercício cardiorrespiratório, que vem atingindo grande popularidade devido ao seu potencial nos processos de redução da gordura corporal, melhora no condicionamento cardiorrespiratório e na minimização de doenças cardiovasculares, o que mostra que o CI está mais ativo a cada dia (VALLE, 2012).

O spinning conta com muita empolgação e ritmo, enquanto se pedala, a música alta, animada e empolgante, estimula e entusiasma a pedalar com mais vontade e intensidade, aumentando ainda mais a queima de gordura. Tudo regido com monitoramento da frequência cardíaca (FC) e acompanhamento de um profissional de Educação Física.

O Spinning ou ciclismo indoor foi adaptado às academias de ginástica, devido à necessidade de atividades físicas em ambientes restritos. Estas oferecem condições cada vez mais propícias para a prática de exercícios físicos e diversos benefícios, pois é realizada dentro da academia, em ambiente seguro, livre da poluição, carros e violência urbana. Como também, possui o risco de acidentes e lesões próximo a zero, pois as bicicletas ergométricas são fixas. Assim, o spinning fortalece os glúteos, abdome, coxas e região lombar, melhora significativamente a circulação sanguínea e consequentemente o condicionamento físico, contribui significativamente para a redução do colesterol e pressão arterial, diminuindo os riscos de doenças coronarianas e alivia o stress. Mas antes de iniciar qualquer atividade física há a necessidade de procurar um médico cardiologista e verificar se realmente há aptidão para realizar a tal atividade.

Embora, a prática do spinning obtenha vários resultados positivos, é preciso alguns cuidados, ajustar a bike antes da aula, o banco deve ficar na altura da crista ilíaca anterossuperior (ossos do quadril), o guidom e o banco devem estar separados a uma distância de aproximadamente um antebraço.

  1. PLANO DE AULA

Equipamentos:

  • Monitor de frequência cardíaca;
  • Bicicleta específica;
  • Capas de gel para selim;
  • Garrafa de água para hidratação;
  • Toalha para secar o suor;
  • Sapatilha ou tênis com solado mais rígido;
  • Luvas antiderrapantes;

Critérios para Segurança:

  • Posição do Pé no Pedal: As articulações metatarso-falangeanas devem estar apoiadas exatamente ou o mais próximo possível do eixo do pedal.
  • Altura do Guidom: Para iniciantes guidom mais alto que o selim. Para intermediários, guidom na mesma altura do selim e para os avançados ou atletas profissionais, guidom mais baixo que o selim.
  • Altura do Banco: O banco deve ficar na altura da crista ilíaca anterossuperior (ossos do quadril).

OBS: São procedimentos que são realizados individualmente conforme o aluno for chegando para a aula e antes de dar início o professor passa por cada aluno para verificar se estão seguros quanto a esses critérios citados acima.

  1. Objetivo da Aula

Em detrimento da qualidade de vida, bem estar físico e psicológico, através da animação, empolgação e agito com muita música, uma aula com duração de 60 min, a aula de spinning irá objetivar o desenvolvimento da capacidade aeróbica, queimar gorduras, melhorar o condicionamento físico, fortalecer os músculos dos membros inferiores, como também os glúteos, abdome, coxas e região lombar, além de aumentar a resistência cardiovascular e respiratória.

  1. Aquecimento

Preparação do corpo para o treinamento que estar por vir, durante os primeiros 10 min, sem utilização de carga, com frequência cardíaca mínima, sentado, com ritmo baixo e pedalando devagar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (80.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com