TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica de Academia

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Trajetória da Ginástica de Academia no Brasil

Principais Características

Grécia Antiga

Atenas

Esparta

Foi na Antiga Grécia que a Ginástica atingiu o status de Educação Física, pois desempenhava um papel fundamental no sistema educativo grego para o equilíbrio das aptidões físicas e intelectuais.

Em Atenas, o conceito servia unicamente ao propósito militar, treinando as crianças desde os 7 anos para o combate. O que fez com que a sua participação nos jogos fosse diminuindo com o passar dos anos.

Já em Esparta, Só a partir dos 14 anos os rapazes praticavam Educação Física: exercitavam-se em locais fechados, chamado de palestras. Praticavam os exercícios sempre sobre os comandos dos sábios. Caso aprovados seguiam para os ginásios ao completarem 18 anos.

Principais Métodos e Objetivos

Os principais métodos que influenciaram na trajetória história da ginástica no Brasil são 4, o método Francês, o Sueco, o Alemão e o Calistênico.

O método Francês era formado por um conjunto de exercício no qual a contração muscular prolongada agia durante a amplitude do movimento.

“O método francês preocupava-se com o aperfeiçoamento

motor, considerando as dimensões anatomofisiológicas, dando

ênfase nas qualidades físicas mais utilizadas na vida cotidiana,

ou seja, na economia de energia, no desenvolvimento físico integral,

no aumento da resistência orgânica...” (CARVALHO, 2009).

Era voltado para as funções diárias do indivíduo, aumentando a resistência por meio de exercícios, para que as atividades rotineiras e de trabalho não fossem tão cansativas.

O método Sueco foi proposto por estudiosos, com finalidades higiênicas e corretivas, integrando exercícios racionais, analíticos, simples e localizados, com influência militar, pedagógica, médica e estética desenvolvia de forma rígida a aptidão pedagógica e racional, além do físico, com abrangência militar nos exercícios, a marcha e os exercícios formais são exemplos.

Seu objetivo era desenvolver o corpo humano por meio de exercícios racionais, sempre partindo dos mais simples para os mais complexos (MALTA, 1998).

O método Alemão era um método de caráter extremamente nacionalista, com o objetivo de preparar os corpos para a defesa da pátria.

Na Alemanha, o método de ginástica era executado em aparelhos e em contato com a natureza, tendo um caráter pedagógico, de formação moral e disciplinar. Houve também a introdução de aparelhos portáteis na ginástica, o improviso na atividade corporal, a valorização do ritmo e o contato do corpo com o solo

(CARVALHO, 2009).

O método Calistênico foi inspirado no método Sueco. Sempre defendendo uma ginástica ritmada e livre, em que homens, mulheres e crianças pudessem participar.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com