TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Judô

Por:   •  17/12/2018  •  Resenha  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade avaliativa do filme: “A Saga do Judô”

Nome: Diego Ferreira Fioroti

O filme retrata uma aparente hegemonia das escolas de ju-jutsu e o preconceito com artes marciais que naquele período ainda encontravam-se em ascensão como era o caso do judô na época. O Judô diferentemente das artes de ju-jutsu, traz em sua concepção um enfoque muito grande na questão moral, social e em toda a filosofia que rege a arte marcial do judô.

Os aspectos relativos ao budô aparecem com muita força no trecho do filme em que o mestre Sensei de judô corrige seu aprendiz por ele ter feito uso inadequado da arte e por ter esquecido ou ignorado totalmente os preceitos de respeito, reverencia, auto controle entre outros aspectos presentes na filosofia do Judô, em que ele simplesmente sai aplicando os conhecimentos de técnicas da luta em uma situação de “briga de rua” logo no início do filme.

O papel realizado pelo Sensei do filme ao corrigir seu aprendiz pela postura errada e uso inadequado do Judô, deve ser a mesma postura a ser adotada por professores que desejam trabalhar com o conteúdo de lutas na escola. Dessa forma o conteúdo poderá ser ensinado de maneira mais efetiva e com menor preconceito ou resistência entre os alunos, comunidade escolar e a família. As artes marciais de maneira geral devem ser ensinadas sempre com o intuito de promover o respeito mútuo entre os alunos, assim como, o respeito aos ensinamentos à especificidade e a filosofia de cada arte marcial.

O mestre Sensei nas artes marciais japonesas apresenta papel fundamental na transmissão dos conhecimentos que perpassam determinada arte marcial, sejam estes, conhecimentos de origem do conceito/ideologia, ou os conhecimentos de ordem procedimental e de técnicas da arte em questão. Além de ensinar conceitos e técnicas da arte marcial, o Sensei, assume o papel de “espelho”, um exemplo a ser seguido pelo aluno, portanto deve ser respeitado por todos os seus alunos/discípulos sendo ele o maior detentor dos conhecimentos relativos à determinada arte marcial.

O Sensei, ao ensinar a arte marcial em seu sentido global, mais do que falar sobre ela, ele deve de fato viver uma vida que condiz com os preceitos ideológicos intrínsecos a esta arte em questão, e que transcendem a essa determinada arte marcial e apresentando-se constantemente nas relações em sociedade. Ao fazer isso o Sensei, pode influenciar positivamente uma mudança de comportamento no aluno, uma vez que este tende sempre a reproduzir o que vivencia em seu cotidiano.

Os ensinamentos empregados pelas artes marciais Japonesas, principalmente em relação ao respeito, lealdade e honestidade para com o oponente, são muito bem expostos no trecho do filme em que acontece a luta entre o personagem principal e o Sr. Murai (Judô x ju-jutsu).

O Sr. Murai, mestre de ju-jutsu ao ser derrotado por Sanchiro aluno do mestre de Judô, teve uma atitude muito nobre que é a atitude esperada por quem de fato segue os princípios do budô (caminho do guerreiro), onde os aspectos técnicos e físicos presentes na luta devem servir como um meio para que alcance um auto controle, paz interior e transcenda espiritualmente.

O aspecto do budô antigo expresso no filme, de fato vem sendo perdido com a esportivização de diversas artes marciais. A maioria dessas sofrem diversas modificações em sua concepção para serem inseridas principalmente em grandes eventos como as olimpíadas (caso recente do Karatê). O que mais preocupa é que entidades que deveriam proteger a tradição das artes marciais, cada qual com sua especificidade, acabam por vezes apoiando essas mudanças ou sendo negligentes ao não se posicionarem contrárias a essas mudanças que desconstroem toda uma identidade e história das artes marciais que passam a servir ou serem compreendidas e “usadas” apenas em seus aspectos mensuráveis passíveis de serem “pontuados” em competições com o caráter da citada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com