TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Dança

Por:   •  23/6/2019  •  Dissertação  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

História da dança

A dança é uma forma de expressão que se perpetua por milênios de anos, é a forma de expressão mais antiga da humanidade,pois ela existe desde os primórdios da nossa existência,mais precisamente durante o período paleolítico há uns 30,0000 anos a.C.

Os povos primitivos a usavam como forma de comunicação entre si e outras tribos, pois naquele período eles não possuíam uma linguagem verbal e oral como nós temos hoje, essa era a forma na qual encontraram para se comunicar,ou seja, através da linguagem de movimentação corpo, onde eles batiam os pés e as mãos incorporando os movimentos, e foram dando mais ênfase a essa expressão onde descobriram que podiam fazer sons juntamente desses movimentos.

Aconteceu então o surgimento das danças em grupo,onde as pessoas faziam agradecimentos a deuses e pedidos do sol e da chuva a eles,considerados rituais religiosos. Acredita-se que os primeiros registros dessa dança tenha tido início no Egito, há uns 2.000 anos a.C.,tendo como objetivo.agradecer,pedir favores,proteção.

Essa herança foi tão forte que até hoje se é praticada em forma de dança do ventre,considerada uma dança sagrada em que procurava expressar os movimentos arquétipos do corpo,principalmente do ventre e da anca,pois simbolizavam os ciclos da vida:da lua,estações,marés,dia e noite,nascer,viver e morrer,ambos ligados à mulher pelo fato dos ciclos menstruais,fertilidade e de dar a luz.

Mais tarde após o surgimentos da dança em grupos no egito, ela surge na Grécia,perdendo o enfoque de rituais religiosos e tendo como educação obrigatória dos gregos,inclusive o filósofo grego aconselhava que se fosse praticada a dança,pois ela promovia o autocontrole e o desembaraço na arte das guerras.

Os gregos antigos acreditavam que a arte de dança tenha sido derivada dos deuses,tinham a ideia de que os deuses presentearam seletos mortais,que em troca ensinavam seus companheiros a dançar.A mitologia grega atribui a origem da dança areia,que ensinou sua arte a curetes em creta.,como os gregos acreditavam que havia sido uma presente dos deuses,adotaram também a crença de que foi um presente para o homem esquecer suas dores e tristezas,através da dança.

A dança na grécia tem a função essencial de socialização,reunindo a comunidade em grandes celebrações anuais,tais como,páscoa,a colheita da uva,festivais patronais e encontros na vida dos indivíduos e das famílias em batizados,aniversários e casamentos.

Durante o período renascentista, voltando a ter caráter teatral,que já estava se perdendo ao longo do tempo,afinal ninguém mais a praticava com esse propósito,foi aí que surgiram danças como o balé e sapateado,sendo apresentados como espetáculos teatrais,em que estruturas musicais e cenários compõem esse meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com