TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Boxe

Por:   •  9/10/2021  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

BOXE

ORIGEM

O boxe tem suas raízes na Grécia, com os estilos de luta pancrácio e pugilato, apesar de terem regras diferentes, ambos os dois tinham um grau de violência extremamente alto, no qual as lutas as vezes terminavam em morte. Elas tinham um caráter tanto militar quanto para os concursos dos jogos olímpicos. As regas eram flexíveis e não eram escritas

A diferença do boxe para esses dois estilos estão não só na maneira de lutar como no objetivo também

James Figg foi um dos primeiros professores a dar aula de boxes para intelectuais e aristocratas em sua própria escola, e foi ele quem fez a transição de lutadores de várias modalidades para profissionais de pugilismo.
O boxe em si iniciou-se com as primeiras regras escritas em 1743, feitas por John Jack Broughton (aluno de James Figg).

REGRAS

ROUNDS
2008, o tempo do round amador era de 2 minutos
2009  igualou-se à duração do round profissional: 3 minutos.

Regras comuns - amador ou profissional
Proibições:

 - Golpear a nuca ou atrás da cabeça;
- Chutar o oponente;
- Dar as costas ao adversário;
- Golpear abaixo da linha da cintura;
- Aplicar cabeçadas intencionais;
- Utilizar outros objetos que não sejam as luvas regulamentadas;
- Aplicar quedas ao adversário.

Profissionais são os boxeadores que competem por prêmios em dinheiro.
Uma vez profissionalizado não é permitido ao boxeador voltar à competir como amador.

DESENVOLVIMENTO

Com seus primeiros registros na Grécia antiga, o boxe começou a tomar cara de esporte no século 7 a.C, tendo feito parte das olimpíadas da Grécia Antiga, onde os lutadores apenas protegiam as mãos com pedaços de couro.

Durante o império romano, houve modificações controversas na modalidade. O boxe foi protagonizado pelos gladiadores, que lutavam com luvas recheadas de metal, algo favorável para o objetivo dos combates, já que quase todos combates terminavam em morte de um dos lutadores.

Com o fim do império o boxe “sumiu” por um tempo, voltando aparecer no século 17 na Inglaterra, em 1880 surgiram competições amadoras da modalidade onde surgiram 5 categorias (Galo, Pena, Leve. Meio-Pesado e Pesado).

Em 1904 o boxe entro nas Olimpíadas, em St.Louis, passando por algumas mudanças importantes, como a obrigatoriedade do uso do capacete, determinada a partir dos jogos de Los Angeles 1984, o sistema eletrônico de pontuação entrou em vigor em Barcelona-1992, e a uniformidade da pontuação das lutas, em Pequin-2008. Outra mudança significativa ocorreu na edição dos jogos de Londres- 2012:a Introdução do boxe feminino em 3 categorias (Mosca, Leve, Meio-Pesado).

Nas olimpíadas do Rio de Janeiro, a Federação internacional de Boxe (AIBA), criou um novo sistema para permitir que lutadores profissionais pudessem participar dos jogos pela primeira vez, mas isso não significou que todos puderam participar, já que e preciso atender alguns critérios e participar ativamente da APB (AIBA Pro Boxing), liga profissional da federação. Além disso algumas regras foram alteradas, como a obrigatoriedade do uso do capacete e da camiseta.

Competições

WBA (World Boxing Association),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com